O Santos encara na reta final do Campeonato Brasileiro um fantasma que o atormentou em todo o torneio: o desempenho ruim fora da Vila Belmiro. Enquanto o time soma 15 vitórias seguidas em seu estádio (12 pelo Brasileirão e três pela Copa do Brasil), as atuações como visitante estão no mesmo nível de um time que luta contra o rebaixamento.
Dos 53 pontos que ostenta na quarta posição, o Santos conquistou apenas nove pontos fora da Vila Belmiro. Só conseguiu uma vitória fora de casa, contra o Cruzeiro, por 1 a 0. É a segunda pior campanha como visitante, atrás apenas do Joinville, próximo adversário, no final de semana.
"O Joinville cresce assustadoramente quando joga em seu estádio, mas temos de buscar resultados fora de casa se quisermos consolidar nossa posição no G-4 e pensar em algo a mais no Campeonato Brasileiro", disse Dorival Junior.
Leia mais:
Quem está na comissão que complementa Filipe Luís e que pode dirigir o Flamengo
São Paulo cria guia turístico do futebol paulista
Yuri Alberto tenta ser recordista no Corinthians e no Brasileiro
Busca do São Paulo por um camisa 10 está no início
Para a partida contra o Joinville, o Santos não poderá contar com o zagueiro Gustavo Henrique e o lateral Zeca, que levaram o terceiro cartão amarelo na vitória sobre o Palmeiras. Na zaga, ele poderá escalar Leonardo ou Paulo Henrique - o reserva imediato, Werley, está suspenso por mais dois jogos pela expulsão no jogo contra o Corinthians. Na esquerda, o substituto natural é Chiquinho. "Temos perdas importantes, mas teremos de fazer um jogo de alto nível para manter nossa posição no G-4", afirmou o treinador.