Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
De olho em renovação

Tite faz 1ª convocação após a Copa do Mundo da Rússia

Marcio Dolzan
Agência Estado
17 ago 2018 às 10:07

Compartilhar notícia

- Lucas Figueiredo/CBF
Publicidade
Publicidade

A busca da seleção brasileira pelo hexacampeonato, interrompida em 6 de julho com a derrota por 2 a 1 para a Bélgica nas quartas de final da Copa do Mundo da Rússia, será retomada a partir desta sexta-feira. Às 11h, no Rio de Janeiro, Tite anuncia a lista de convocados para enfrentar Estados Unidos e El Salvador no próximo mês. A expectativa é por uma equipe renovada para os dois primeiros amistosos do Brasil no projeto que tem duração de quatro anos (ciclo da Copa) e que deverá se encerrar apenas no Mundial do Catar, em 2022.

A lista de Tite certamente terá novidades em relação ao time que sucumbiu na Rússia, mas é provável que boa parte do elenco que esteve na Copa figure novamente entre os convocados. Isso porque não é do perfil do treinador fazer mudanças profundas no time no curto prazo, apesar do fracasso. Além disso, resultados ruins nos amistosos marcados para os dias 7 e 11 de setembro poderiam minar a confiança em um trabalho que recomeça com boa parte da torcida olhando com um pé atrás.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Dentre as mudanças, a "nova" seleção deverá contar com a presença de mais jogadores que atuam no País, embora compromissos de clubes em competições como a Copa do Brasil (tem jogo no dia 12 de setembro) possa interferir na relação.

Leia mais:

Imagem de destaque
Adeus ao sonho

Botafogo sucumbe à maratona e amarga queda precoce no Mundial

Imagem de destaque
João Paulo Sampaio

Flamengo quer tirar 'pai de geração do bilhão' do Palmeiras

Imagem de destaque
Atual vice

Como Flamengo planeja transição do futebol a Bap com último ato de Braz

Imagem de destaque
Migos

Ex-rivais, Talles Magno cita amizade com Hugo no Corinthians


Dois nomes despontam como favoritos para debutar entre os convocados nesta sexta: o meia Lucas Paquetá, do Flamengo, e o atacante Everton, do Grêmio. O também atacante Pedro, do Fluminense, é outro que pode aparecer na lista.

Publicidade


Os três jogadores estiveram entre os mais observados por Tite e sua comissão desde que a CBF renovou o vínculo de todos até o Catar. O técnico e seus auxiliares observaram 12 jogos in loco apenas este mês, além de terem avaliado pela TV o confronto entre Estudiantes e Grêmio, disputado na Argentina. Dessas, quatro partidas envolveram o Flamengo, três tiveram o Cruzeiro e a equipe gaúcha e dois foram do Fluminense.


Paquetá já está no radar de Tite há um bom tempo, e esteve, inclusive, na lista de suplentes para a Copa do Mundo. Everton, que se recuperou recentemente de lesão muscular, tem sido o principal nome do ataque gremista.

Publicidade


DE FORA - Do exterior, quem deverá ganhar uma nova chance é o meia Arthur, que se transferiu do Grêmio para o Barcelona recentemente. O jogador de 22 anos foi chamado por Tite para os dois últimos jogos das Eliminatórias no ano passado e começou bem sua trajetória na equipe espanhola. Marcou até um golaço na estreia com a camisa catalã. Vinicius Junior, agora no Real Madrid, também pode ser chamado para os amistosos.


Entre os "veteranos" da seleção, as principais ausências deverão ter como justificativa a preocupação com a condição física. O fim da última temporada europeia coincidiu com a Copa do Mundo, e alguns jogadores acabaram de voltar das férias. Neymar, bastante criticado no Mundial, tem lugar garantido na seleção brasileira - e talvez até por isso pode ser poupado agora, embora a disposição de Tite seja levá-lo aos Estados Unidos.

Na zaga, Marquinhos é o que tem mais chances de ser chamado novamente, por contar com a admiração de Tite e também pela pouca idade. No meio campo, Paulinho e Renato Augusto, ambos no futebol chinês, devem sobrar.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade