Os Jogos Abertos do Paraná (JAP's), maior e mais importante competição poliesportiva do Estado, começa amanhã, em Toledo (45 km a oeste de Cascavel), com a participação de 87 municípios. A cidade, sede dos JAP's em 79, 90 e 99, recebe mais de 7 mil atletas dispostos a conquistar o lugar mais alto do pódio em 16 modalidades coletivas e individuais. Das 43 edições disputadas até esse ano, as cidades sedes foram campeãs em 11 delas. A competição prossegue até o dia 12.
A abertura da maior festa do esporte paranaense será realizada a partir das 20 horas na Arena de Rodeios do Centro de Eventos Ismael Sperafico. A expectativa da Secretaria de Esportes de Toledo é contar com a presença de aproximadamente 15 mil pessoas na abertura dos JAP's.
No cronograma de abertura dos Jogos está previsto as boas vindas à comunidade esportiva e o desfile das 87 delegações. O show de fogos ''indoor'' deve ser a grande atração da noite. Toda população poderá ver os fogos das arquibancadas. O jogador da seleção brasileira de handebol, Gustavo Nakamura, conduzirá o fogo simbólico até a pira olímpica. O nadador Alexandre Garcia será o responsável pelo juramento do atleta.
Leia mais:
Oscar é opção para setor onde o goleador Luciano deixou dúvidas no São Paulo
Mancha se pronuncia sobre renúncia de presidente e diz como será dirigida
Flamengo elege novo presidente com estádio e finanças no centro do debate
Decisivo por Libertadores, Memphis assume papel de 'amuleto' no Corinthians
Londrina, com 19 conquistas na classificação geral, quer manter a hegemonia de maior campeã dos Jogos Abertos do Paraná apostando nos ''pratas-da-casa''. A cidade já sediou a competição seis vezes desde 1957 (primeiro ano de disputa), sendo campeã em quatro delas.
Leia mais na reportagem de Guilherme Gouveia na Folha de Londrina/Folha do Paraná desta sexta-feira