Futebol é, de fato, a paixão nacional. Como no amor e na guerra vale tudo, até na internet os apaixonados pelo esporte tentam dar um jeitinho para que seu time seja o campeão. Foi o que aconteceu nesta sexta-feira, 2 de fevereiro, com a enquete promovida pelo site da rádio CBN Curitiba (www.cbn-curitiba.com.br), no portal Bonde. A pesquisa aberta ao público perguntava qual era o time que melhor representava o Paraná. Alguém, possivelmente um integrante da torcida coritibana, deu uma de espertinho e tentou fraudar o resultado, votando mais de uma vez na mesma opção.
Até então, o Bonde não tinha tido experiência desse tipo. Mas como o assunto é futebol – e assim seria com política, religião e tantos outros assuntos polêmicos -, o amor pela camisa falou mais alto. Foi exatamente o que aconteceu com a pesquisa da Fifa na internet, em dezembro passado, para decidir qual era o atleta do século. Apesar de Pelé ter ter levantado três vezes a taça da Copa do Mundo e ter feito muito mais gols que o Diego Maradona, o argentino levou a vantagem de 53,6% dos votos contra 18,53% de Pelé.
A maioria das enquetes disponíveis na internet utiliza um sistema baseado em cookies, pequenos arquivos que contêm informações personalizadas de cada usuário e que podem facilmente ser acessados pelo Windows. Este procedimento é adotado para impedir que o internauta vote mais de uma vez. Se esse arquivo for eliminado do computador (ou tiver sua ulitização desabilitada no navegador), o internauta poderá votar quantas vezes quiser. Qualquer usuário mais familiarizado com a Web poderá fazê-lo.
Leia mais:
Pablo Maia, do São Paulo, cancela férias para abrir 2025 recuperado
Qual a nova geografia do Brasileirão, com paulistas em peso, recordes e ausências
Palmeiras tem caminhos definidos por futuro de três atletas
Leila quebra protocolo e 'enquadra' elenco em vestiário do Palmeiras
Para impedir que paixões extremas voltem a se manifestar deste modo, o Bonde passará agora a utilizar um método mais sofisticado de segurança. Os resultados da pesquisa sobre o futebol paranaense foram depurados, através da identificação das sessões dos usuários que votaram na pesquisa. Ao todo, 991 usuários deram sua opinião na enquete e quem saiu ganhando, desta vez sem malandragem de torcedor, foi o Coritiba, com 48% dos votos válidos; seguido pelo Atlético, com 39%; Paraná, com 17%; Malutron com 9%; e Londrina com 5%.