Após 26 anos de espera começou nesta segunda-feira (16) a troca do gramado do estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD). A decisão pela troca total do gramado foi aprovada no início de novembro pelo Conselho Deliberativo do Londrina Esporte Clube. O custo para troca do gramado será de R$ 100 mil reais e será executada pela empresa londrinense Antônio Jardinagens. A previsão de finalização da obra é a segunda quinzena de fevereiro. O gramado utilizado hoje para treinamentos da Escolinha de Futebol e jogos das categorias de base é do ano de 1989.
De acordo com Antônio Fernando Schiavo, proprietário da empresa que realizará o serviço no VGD, o primeiro dia de trabalho será para cortar a grama para depois removê-la do local. "A situação do gramado é muito ruim. Encontramos aqui vários tipos de gramas que foram crescendo no decorrer no tempo e até erva daninha é possível encontrar no local", afirmou.
Segundo Shiavo a rotina de trabalho será intensa até o gramado ficar pronto Nesta semana, o foco de trabalho será limpeza do gramado. Passada a primeira etapa, o próximo passo é a adubação do solo que deve levar aproximadamente 4 dias. Depois da adubação é tirada a ondulação do terreno para enfim, acontecer o plantio da grama que deve demorar em torno de 20 dias. A grama escolhida é do tipo esmeralda, conhecida por ser mais resistente.
Leia mais:
Quem está na comissão que complementa Filipe Luís e que pode dirigir o Flamengo
São Paulo cria guia turístico do futebol paulista
Yuri Alberto tenta ser recordista no Corinthians e no Brasileiro
Busca do São Paulo por um camisa 10 está no início
VGD PODERÁ RECEBER JOGOS DO PARANAENSE EM 2016
Com a reforma do estádio do Café prevista para terminar depois do início do Campeonato Paranaense previsto para 31 de janeiro de 2016. De acordo com o presidente do Londrina Esporte Clube, Felipe Prochet, troca do gramado do VGD possibilitará que o LEC volte a jogar no "O VGD é a casa do LEC e sabemos a importância que o estádio tem para os torcedores do Tubarão. E com a possibilidade de receber jogos no estádio, vamos realizar as adequações necessárias", afirmou o presidente.
Edson Henrique dos Santos que administra o VGD há quase 30 anos, contou que depois da troca do gramado ainda são necessários laudos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar para que o VGD esteja apto a receber um jogo oficial.