A semana turbulenta para o Londrina chega ao fim neste domingo em clima de decisão. O time pega o Rio Branco, às 15h30, em Paranaguá, e precisa de uma vitória para seguir no Campeonato Paranaense e salvar o ano do cinquentenário.
Se sair do Estádio Nelson Medrado Dias (Estradinha) vitorioso, o Tubarão chega à sua quarta semifinal do Estadual seguida e se garante na Série C do Campeonato Brasileiro, deixando mais real o sonho do presidente Peter Silva de recolocar o time na Série B no ano em que o clube completa 50 anos de fundação.
Se perder, o time deixa o campeonato, fica sem a vaga na Série C, cai no ostracismo e joga no ralo os projetos do cartola, fazendo do ano do cinquentenário e suas festividades um grande mico.
Leia mais:
Atlético-MG e Botafogo jogam pela Glória Eterna da Copa Libertadores
Argentina pede ordem e mobiliza 1.500 policiais para final da Libertadores
Londrina EC aposta em pré-temporada como diferencial em 2025
Vini Jr. disputa The Best contra Messi, aposentado e mais
E para evitar que tudo isso ocorra, o próprio Peter tratou de tomar as rédeas da situação e isolou o time em um hotel-fazenda. Proibiu entrevistas e fez os desentendimentos internos cessarem.
Para isso, contou com a ajuda de quatro jogadores: o volante Carlão, o zagueiro Ronaldo Marconato, o meia Andrezinho e o atacante Donizete. Os três últimos, principalmente, são fundamentais para colocar a cabeça do grupo no lugar para a decisão desta tarde.
Já jogaram em grandes clubes brasileiros e estão acostumados a grandes decisões. ''Temos que ser a referência para os meninos. Se olharem pra gente e nos verem assustados, como vai ficar? Liderança é isso, saber ajudar nos momentos importantes como agora'', apontou Andrezinho. ''Temos um pouquinho mais de idade, de experiência de vida e vamos passar isso para a garotada. Londrina não é qualquer um'', avisou Donizete.
O técnico Vica não confirmou a escalação, mas os dois estarão entre os titulares. Ambos não jogaram a primeira partida. Andrezinho estava suspenso, enquanto o Pantera foi poupado por causa de constantes dores musculares. A outra alteração que o time deve ter é o retorno de Cassiano à lateral-direita. Jefferson e Ênio deixam o time. Bruno cumpre suspensão.
Alvo de muitas críticas durante a semana, Vica mostrou bastante confiança numa vitória e na classificação. ''Da mesma forma que precisamos ganhar, eles também precisam. Nós estamos preocupados com eles, mas também é bom que eles se preocupem com a gente, porque vai ser difícil'', avisou o treinador, que revelou uma promessa feita: ''Prometi ao prefeito (Nedson Micheletti) que vamos procurar mais uma vez representar bem essa cidade que ele representa muito bem''.
Como o primeiro jogo terminou empatado em 1 a 1, quem vencer a partida de hoje se classifica para enfrentar Iraty ou Paraná Clube na semifinal. Novo empate leva a decisão para os pênaltis.