A famosa escultura 'Homem Emergindo à Vida', localizada no balneário uruguaio de Punta del Este, amanheceu nesta sexta-feira pintada de azul celeste e cheia de adesivos que ofendiam a Fifa, o Chile e agradecia alguns ex-jogadores da seleção do Uruguai, como Forlán, Loco Abreu e Diego Lugano.
O motivo seria uma 'vingança' pelo fato da obra ser de autoria de um escultor chileno, Mario Irarrázabal, e pelo fato da Celeste ter sido eliminada da Copa América pelo Chile, na última quarta-feira, em um jogo onde um dos destaques foi a dedada do zagueiro Jara no ânus do atacante Cavani. O jogador uruguaio reagiu à agressão e acabou sendo expulso.
Todo o processo de pintura da escultura está documentado no Twitter, através do perfil @hinchas_uruguay. Os próprio autores da "façanha" argumentaram que não se trata de vandalismo e que a tinta usada não impregnou na obra e sairá em alguns dias. "Não é vandalismo, é uma homenagem aos nossos jogadores. Ficou linda a mão em Celeste, vejam. A pintura é para dure alguns dias, já perceberão que a tinta não impregnou", publicou o perfil.