Pela primeira vez na história uma mulher vai comandar a seleção brasileira feminina de futebol. Pouco depois de Oswaldo Alvarez, o Vadão, ser apontado pela Fifa como um dos 10 candidatos ao prêmio de melhor técnico do mundo em 2016, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou as especulações das últimas horas e anunciou não só a demissão dele como a contratação de Emily Lima.
A treinadora levou o São José até a final da Copa do Brasil, ficando com o vice-campeonato após derrota para o Audax/Corinthians na final. Em 2013, ela já havia se tornado a primeira técnica mulher a trabalhar na CBF, assumindo o sub-17.
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Ela começou no mundo do futebol no Saad, de São Paulo, um dos precursores do futebol feminino no Brasil. Ela jogou por diversos clubes do País e atuou cinco anos na Espanha. Em 2009, encerrou sua carreira como jogadora na Itália, devido a diversas lesões.
A carreira fora das quatro linhas começou em Portugal, como auxiliar técnica. Em 2012, comandou o Juventus de São Paulo. Depois, passou por São Caetano do Sul antes de assumir o São José.
Ela estreia como técnica da seleção no Torneio Internacional de Manaus, em dezembro. O técnico Vadão, porém, chegou a comparecer ao evento de apresentação da competição, na semana passada, e preparava a convocação.
Em nota, a CBF agradeceu Vadão e a sua comissão técnica "pelo trabalho e dedicação nestes dois anos e meio em prol do futebol feminino". Bastante criticado, o treinador ganhou duas vezes o torneio amistoso de final de ano e o ouro nos Jogos pan-americanos. Sob o comando dele, porém, o Brasil caiu nas oitavas de final do Mundial do ano passado e terminou a Olímpica no quarto lugar, chegando a ficar 412 minutos sem marcar gols.