São 11 jogos à frente do Santos. Nesse tempo, o técnico Dorival Júnior conquistou oito vitórias, empatou duas partidas e perdeu somente uma. Números que fizeram com que o Peixe deixasse a zona de rebaixamento, 18ª colocação, e alcançasse a 11ª do Campeonato Brasileiro. Vanderlei, goleiro alvinegro, não poupa elogios ao treinador e ao novo ambiente que ele implantou na equipe.
"Cada treinador tem um mérito de trabalho, mas o Dorival dispensa comentários. Esse tempo que esteve parado procurou estudar, fez estágio fora do Brasil, e trouxe boas ideias. Questão da compactação, marcação pressão, velocidade que é importantíssima no futebol e motivou bastante também. Procura trabalhar no individual, fala muito com os atletas, dá moral pra todos nós e nós estamos conseguindo assimilar o que ele quer", disse o arqueiro em entrevista ao programa 'Seleção SporTV'.
Com a ótima sequência de jogos e classificado para as quartas de final da Copa do Brasil, após bater o Corinthians nos dois duelos, tanto na Vila Belmiro quanto na Arena, Vanderlei acredita que o Santos possa conquistar o título da competição. "É complicado falar de 2016, a gente está se acertando ainda, Dorival deu um padrao bom pra equipe. A gente tem muito a crescer ainda no Brasileiro e Copa do Brasil, que é um campeonato mata-mata que temos grandes chances de ser campeões", opinou.