Atenas - O maior atleta olímpico brasileiro de todos os tempos vem da vela, mas não é mais Robert Scheidt. Torben Grael, atleta mais velho da delegação brasileira em Atenas, com 44 anos, conquistou ontem, ao lado de Marcelo Ferreira, a medalha de ouro na classe Star terceira do País nos Jogos-04 , com uma regata de antecipação, e se isolou como o maior vencedor do Brasil em Olimpíadas.
O velejador tornou-se ainda o primeiro homem na história a acumular cinco medalhas na modalidade.
Ferreira também entrou para o seleto rol dos bicampeões olímpicos do Brasil, que agora tem quatro integrantes. Até o início da Olimpíada grega, apenas Adhemar Ferreira da Silva, campeão no salto triplo em Helsinque-1952 e Melbourne-1956, ostentava tal currículo.
Scheidt, medalha de ouro na classe Laser em Atlanta-96 e Atenas-04, ultrapassou o triplista por causa de sua prata em Sydney-00.
Com o resultado de ontem, Torben, que na capital grega teve sua sexta participação nos Jogos, recorde absoluto entre atletas brasileiros, assumiu o posto de mais premiado, com dois ouros, uma prata e dois bronzes Ferreira acumula dois ouros e um bronze e também deixou Adhemar para trás.
Leia a matéria completa na edição desta sexta da
Folha de Londrina