O zagueiro Xandão, do São Paulo, testou positivo no exame antidoping realizado na partida contra o Atlético/PR, no dia 16 de novembro, na Arena da Baixada. Foram encontrados as seguintes substâncias: "glucocorticosteroids/prednisoloneS9", "glucocorticosteroids/prednisone" e "metabolite 20 betadihydroxy-prednisolone".
As substâncias não são estimulantes e, tanto o jogador quanto o clube, não desejaram a realização da contra-prova. Desta forma, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) confirmou a suspensão preventiva por 30 dias do jogador.
O julgamento do defensor deverá acontecer somente em fevereiro de 2012 e, por isso, deverá estar apto para o início do Paulistão. Em caso de punição, o atleta poderá recorrer ao Pleno do STJD e, em último caso, à Corte Arbitral do Esporte (CAS), na Suíça, já que a pena em caso de doping costuma ser em torno de dois anos de afastamento.
Leia mais:
O atleta, que veio do Grêmio Barueri, em 2009, tem contrato com o São Paulo até 31 de dezembro do próximo ano, porém, é cogitado para deixar o clube após uma temporada irregular. Há clubes europeus que já demonstraram interesse no jogador.