A londrinense Márcia Menezes, que integra a seleção nacional de halterofilismo, disputará os Jogos Paraolímpicos, que acontecerão em Londres, após o encerramento da Olimpíada. A atleta viajará no próximo domingo (12) com a delegação brasileira e ficarão em Manchester para a preparação e aclimatização e depois seguem para Londres.
Márcia é halterofilista há sete anos e conquistou nas seletivas para o Campeonato Brasileiro, a melhor marca da sua carreira, erguendo 115 quilos. O resultado a coloca como uma das favoritas ao pódio em Londres. Hoje, ela tem a terceira melhor marca mundial de sua categoria, e o recorde brasileiro.
As principais concorrentes da atleta são a egípcia Randa Mhamoud, primeira no ranking com a marca de 144 kg, a nigeriana Loveline Obiji, segunda no ranking com 140 kg e a russa Tatiana Smirnova, quarta no ranking com 111 kg.
O professor Evandro Becker, técnico de Márcia e da equipe de Halterofilismo Paraolímpico de Londrina UEL/FEL/Adefil, acredita na possibilidade da medalha olímpica.
"Márcia está preparada. Treina forte e tem obtido bons resultados, já ergueu 120 kg durante os treinamentos e a expectativa é que ela consiga repetir essa marca, que seria o novo recorde brasileiro. Tem tudo para voltar com a medalha de bronze de Londres", afirmou.
Becker tem a esperança que o índice alcançado por Márcia Menezes abra mais portas para a modalidade. "Esperamos que a convocação e a efetiva presença de Márcia nos Jogos Paraolímpicos, evento máximo do esporte, traga mais visibilidade e credibilidade ao nosso projeto e aos nossos atletas, que infelizmente ainda são vistos como coadjuvantes no esporte", disse.
A modalidade tem apoio da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e recebe recursos da Prefeitura de Londrina através do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (FEIPE).