Pesquisar

Canais

Serviços

Fim da Olimpíada

Bolt e Phelps deixam Londres como lendas do esporte

Agência Estado
12 ago 2012 às 17:30
Publicidade
Publicidade

A Olimpíada de Londres consagrou duas lendas do esporte: Michael Phelps e Usain Bolt. O nadador norte-americano entrou para a história como o maior medalhista olímpico da história, ao chegar à marca de 22 pódios na carreira, sendo 18 de ouro. E o velocista jamaicano confirmou o rótulo de homem mais rápido do mundo, conquistando o bicampeonato nos 100 e 200 metros, feito inédito na história do atletismo.

Em Atenas/2004, Phelps começou sua coleção de pódios olímpicos com seis de ouro e duas de bronze. Em Pequim/2008, ganhou oito de ouro e quebrou o recorde do também nadador norte-americano Mark Spitz, até então o maior vencedor em uma única edição da Olimpíada. Agora, em Londres, foram mais quatro de ouro e duas de prata, que totalizaram 22 medalhas na carreira.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Com suas 22 medalhas (18 de ouro, duas de prata e duas de bronze), Phelps bateu o recorde da ginasta soviética Larisa Latynina, que tinha subido 18 vezes ao pódio olímpico nas décadas de 50 e 60. Sem motivação para quebrar mais paradigmas, Phelps anunciou o fim da carreira, aos 27 anos, e deixou um enorme desafio para as futuras gerações.

Leia mais:

Imagem de destaque
Londres 2012

Bronze olímpico roubado em boate é devolvido

Imagem de destaque
Incentivo...

São Paulo receberá CT para 14 esportes paralímpicos

Imagem de destaque
Maratona paralímpica

Brasil ganha mais um ouro nas paralímpiadas de Londres

Imagem de destaque
Paralimpíadas

Brasil conquista 20 ouros e supera marca de Pequim


Bolt não conseguirá chegar ao recorde de medalhas de Phelps, já que, aos 25 anos, possui "apenas" seis pódios em Olimpíada - também foi bicampeão no revezamento 4x100 metros com a equipe da Jamaica. Mas nenhum outro atleta é mais midiático do que o jamaicano, que cativa o público e a imprensa com sua inacreditável irreverência em meio à tensão de uma disputa olímpica. Assim como há quatro anos, deu show nas pistas de Londres, brincando com fotógrafos, voluntários e até mesmo rivais.

Publicidade


OUTROS ASTROS - A Olimpíada de Londres também condecorou dois heróis britânicos. Chris Hoy conquistou dois títulos no ciclismo e tornou-se o maior atleta da Grã-Bretanha na história dos Jogos, com um total de sete medalhas, sendo seis de ouro. Já Ben Ainslie, o maior velejador olímpico de todos os tempos, acrescentou um quarto ouro à sua coleção - também tem uma prata.


As norte-americanas Walsh e May também entraram para a história, com a conquista do tricampeonato olímpico no vôlei de praia. A parceria, que já havia faturado ouro em Atenas/2004 - contra as brasileiras Adriana Behar e Shelda - e Pequim/2008, foi interrompida em 2009, quando Walsh engravidou. Mas elas voltaram a jogar juntas no ano passado para confirmar seu reinado na areia.

Publicidade


Outra grande personagem norte-americana em Londres foi Serena Williams, que ganhou duas medalhas de ouro, tanto na chave de simples como na de duplas, ao lado da irmã Venus. Com isso, a tenista de 20 anos fechou o Golden Slam, ou seja, venceu pelo menos uma vez os quatro títulos do Grand Slam (Aberto da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e US Open) e também o torneio olímpico, algo que só a alemã Steffi Graf tinha conseguido na história do tênis.


DOMÍNIO TOTAL - Alguns países ampliaram em Londres a hegemonia em modalidades nas quais fazem história há bastante tempo. A Rússia, por exemplo, chegou ao tetracampeonato olímpico na ginástica rítmica, tanto na prova individual quanto por equipes, e também foi tetracampeã no nado sincronizado, tanto no dueto como por equipes.


No basquete, os Estados Unidos confirmaram o favoritismo e mantiveram o reinado. Os homens conquistaram o 14º título em 18 edições olímpicas - só não venceram em Munique/1972, Moscou/1980, Seul/1988 e Atenas/2004. Já as mulheres levaram o ouro pela sétima vez, a quinta seguida, em dez participações.

Domínio parecido tem a China no tênis de mesa. O país venceu as competições individual e por equipes, tanto no masculino como no feminino, totalizando quatro medalhas de ouro em Londres - no individual, ainda ficou com as duas de prata. A última vez que um atleta que não fosse chinês conquistou um título na modalidade numa Olimpíada foi com o sul-coreano Ryu Seung-Min, na disputa de simples, em Atenas/2004.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade