Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Donos da casa...

Britânicos têm melhor campanha olímpica em 100 anos

Agência Estado
07 ago 2012 às 18:50

Compartilhar notícia

Publicidade
Publicidade

Anfitriã, a Grã-Bretanha já tem motivos de sobra para comemorar a atual edição da Olimpíada, antes mesmo da cerimônia de encerramento no domingo. Com o oitavo ouro no ciclismo, conquistado nesta terça-feira pelo ídolo Chris Hoy, o país já soma 22 títulos em Londres, fazendo desta a melhor campanha olímpica dos britânicos nos últimos 100 anos.

Com essa performance histórica, a anfitriã está consolidada na terceira posição no quadro de medalhas, com dez de ouro a mais que a quarta colocada Coreia do Sul. Fica atrás apenas de China e Estados Unidos, perto de atingir sua meta de terminar os Jogos de Londres em terceiro lugar.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A última vez que a Grã-Bretanha foi tão bem numa Olimpíada foi em 1908, quando sediou os Jogos pela primeira vez. Com 56 títulos, o país foi o primeiro colocado no quadro de medalhas daquela edição. Essa performance britânica só superada três vezes na história: duas pelos Estados Unidos, em Saint Louis/1904 (78 de ouro) e em Los Angeles/1984 (83 de ouro), e uma pela extinta União Soviética, em Moscou/1980 (80).

Leia mais:

Imagem de destaque
Londres 2012

Bronze olímpico roubado em boate é devolvido

Imagem de destaque
Incentivo...

São Paulo receberá CT para 14 esportes paralímpicos

Imagem de destaque
Maratona paralímpica

Brasil ganha mais um ouro nas paralímpiadas de Londres

Imagem de destaque
Paralimpíadas

Brasil conquista 20 ouros e supera marca de Pequim


Na segunda vez em que a Grã-Bretanha recebeu a Olimpíada, em 1948, Londres foi escolhida como sede porque Tóquio, capital japonesa, não teria condições de receber a competição após o final da Segunda Guerra Mundial. O contexto, desfavorável também para os britânicos, afetou a performance dos atletas. Assim, o país acabou apenas em 12º lugar no quadro de medalhas, com apenas três de ouro.


Em Pequim/2008, a delegação britânica voltou para casa com 19 medalhas de ouro, 13 de prata e 15 de bronze. A soma garantiu à Grã-Bretanha a quarta colocação geral, atrás de China, Estados Unidos e Rússia. Só no ciclismo, foram oito títulos, marca já igualada agora.

De volta a Londres, em 2012, a Grã-Bretanha tem chances de melhorar ainda mais sua campanha. Não vai ser mais possível alcançar o incrível feito de 1908, quando teve 56 títulos, mas os britânicos já mostraram força em casa com o sucesso desta Olimpíada.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade