A China segue dominando o levantamento de peso na Olimpíada de Londres e conseguiu sua quarta medalha de ouro na modalidade nesta quarta-feira. Na categoria para homens até 77kg, Lu Xiaojun subiu ao lugar mais alto do pódio, seguido pelo seu compatriota Lu Haojie e pelo cubano Cambar Rodriguez.
Além do ouro, Xiaojun deixará a capital inglesa com dois recordes mundiais. Nesta quarta, o chinês começou levantando 175 quilos no arranque, um a mais que a melhor marca da história, pertencente a ele mesmo. Depois, foram mais 204 quilos no arremesso, quando o peso é erguido em dois movimentos, totalizando 379 quilos: um novo recorde mundial.
A vitória de Xiaojun foi tranquila, já que Haojie conseguiu apenas 360 quilos e jamais chegou a ameaçar a conquista de seu compatriota. Para facilitar ainda mais, o atual campeão olímpico, o sul-coreano Sa Jae-hyouk, se lesionou no arranque e precisou deixar a prova.
No torneio feminino até 69kg, o ouro ficou com a Coreia do Norte. Rim Jong Sim conseguiu 261 quilos no total, com 115 no arranque e 146 no arremesso, e foi a vencedora, seguida por Cocos Roxana Daniela, da Romênia, e Shkermankova Maryna, da Bielo-Rússia. A atual campeã olímpica, Oxana Slivenko, da Rússia, deixou a Olimpíada por causa de uma lesão.