As três medalhas de ouro em quatro provas do atletismo, além de uma no vôlei de praia, fizeram com que os Estados Unidos diminuíssem a vantagem chinesa na liderança do quadro de medalhas da Olimpíada de Londres nesta quarta-feira. A China ainda continua na frente, com duas novas de ouro (36 no total), mas os norte-americanos já chegam bem perto dos líderes, com seus 34 títulos. Com o fim das competições se aproximando, a briga entre os dois países deve se acirrar até domingo.
O Brasil, por sua vez, garantiu mais duas medalhas de bronze para a sua coleção. Uma delas veio com Adriana Araújo no boxe. Ela perdeu para a russa Sofya Ochigava na semifinal e ficou com o terceiro lugar. Os irmãos boxeadores Falcão Florentino, Yamaguchi e Esquiva, também já têm pelo menos o terceiro lugar garantido, porque ambos vão lutar as semifinais de suas categorias na sexta-feira.
A segunda medalha de bronze do dia, sétima na conta geral do Brasil, foi resultado do triunfo no vôlei de praia feminino. Juliana e Larissa ganharam das adversárias chinesas por 2 sets a 1 e subiram ao pódio ao lado de duas duplas norte-americanas, que garantiram ouro e prata. Nesta quinta-feira, os brasileiros Alison e Emanuel disputam contra os alemães o título no vôlei de praia.
Agora com duas medalhas de ouro, uma de prata e sete de bronze, o Brasil caiu para a 25ª posição no quadro de medalhas. A Espanha, por sua vez, conquistou seu segundo título nesta quarta-feira, no tae kwon do, e ultrapassou o Brasil, figurando em 21º lugar. Quem também reagiu foi o Japão, com duas novas medalhas de ouro na luta livre. Os japoneses agora figuram na 13ª colocação e começam a brigar para, ao menos, igualar a campanha anterior, quando terminaram a Olimpíada de Pequim em oitavo lugar.
A Noruega ganhou nesta quarta-feira sua primeira medalha de ouro em uma prova da canoagem e, com a prata na esgrima e o bronze no ciclismo, agora contabiliza três pódios. De outra categoria da vela saiu a primeira medalha de Portugal, uma prata. O Tajiquistão dividiu o terceiro lugar no boxe feminino com o Brasil e estreou no quadro de medalhas, assim como a Irlanda, que conquistou o bronze no hipismo.