Depois de bater na trave por três dias seguidos, o judô feminino da França conquistou nesta quarta-feira a sua primeira medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres. E o esperado hino francês na ExCel Arena veio com Lucie Decosse, tricampeã mundial, na categoria peso médio (até 70kg).
A francesa Lucie Decosse, tricampeã mundial na categoria peso médio
Na final, a francesa, líder do ranking olímpico, acertou três golpes, gerando dois yukos e um wazari, para vencer a alemã Kerstin Thiele, que ficou com a medalha de prata. Nos três dias anteriores as judocas da França colecionaram bronzes, com Priscilla Gneto, Automne Pavia e Gévrise Emane.
Desta vez, a terceira posição ficou com a holandesa Edith Bosch, que chegou à sua terceira Olimpíada seguida com medalha (foi prata em Atenas/2004 e bronze em Pequim/2008) e com a colombiana Yuri Alvear, algoz de Maria Portela na primeira rodada.
Entre os homens, categoria até 90kg, medalha de ouro para o sul-coreano Dae-Nam Song, numa campanha incontestável, com vitórias sobre o japonês Masashi Nishiyama, segundo cabeça de chave, e sobre o brasileiro Tiago Camilo até chegar à final. Ali, venceu no golden score o cubano Asley Gonzalez. Este foi o segundo título seguido da Coreia do Sul no judô masculino em Londres, repetindo o ouro conquistado na terça-feira.
Duas vezes campeão mundial e favorito ao ouro em Londres, o grego Ilias Iliadis teve que se contentar com o bronze, vencendo Tiago Camilo na disputa pela medalha. Nishiyama ficou com o outro bronze ao bater o russo Kirill Denisov por decisão dos árbitros.