A Grã-Bretanha ampliou sua hegemonia no ciclismo de pista nesta Olimpíada de Londres ao vencer a prova de sprint individual masculino. Jason Kenny derrotou o francês Gregory Bauge na decisão desta segunda-feira e garantiu a quinta medalha de ouro do país na modalidade, a sexta no total.
Das sete categorias disputadas até agora, os britânicos não venceram apenas duas, que acabaram nas mãos de Alemanha e Dinamarca. Já a França garantiu agora a terceira medalha de prata em Londres e ainda não tem nenhum ouro.
Kenny nunca havia derrotado Bauge, mas conseguiu uma vitória por 2 a 0 nesta segunda, levando seu segundo ouro nesta Olimpíada, já que participou do time que venceu o sprint por equipes. O ciclista ainda justificou decisão da delegação britânica de colocá-lo nesta decisão no lugar de Chris Hoy, atuou campeão olímpico.
Depois da conquista de Bradley Wiggins na Volta da França, a primeira do país na principal prova da modalidade, a Grã-Bretanha chega ao seu melhor momento no ciclismo. Além das cinco medalhas de ouro em provas de pista, os britânicos tiveram mais três medalhas em provas de estrada, sendo uma de ouro.
Com a derrota, Bauge, atual campeão mundial, ficou com a medalha de prata e perdeu a chance de dar a primeira vitória nesta prova à França em 40 anos. O australiano Shane Perkins ficou com o bronze, depois de ter batido Njisane Nicholas Phillip, de Trinidad e Tobago, na decisão do terceiro lugar.