O boxe brasileiro garantiu nesta quarta-feira a sua terceira medalha na Olimpíada de Londres. Yamaguchi Falcão Florentino desbancou o favorito cubano Julio la Cruz Peraza e conseguiu vaga nas semifinais da categoria meio-pesado (até 81kg). Agora, o pugilista do Brasil volta a lutar na sexta e segue na busca pelo ouro, mas já tem pelo menos o bronze assegurado.
Também nesta quarta-feira, o boxe do Brasil já tinha conquistado bronze com Adriana Araújo na categoria leve (até 60kg), acabando com um jejum de 44 anos sem medalha olímpica - a única, até então, tinha sido o bronze de Servílio de Oliveira nos Jogos de 1968. E o irmão mais novo de Yamaguchi, Esquiva Falcão Florentino é outro com pódio assegurado: vai lutar pela semifinal do peso médio (até 75kg), na sexta, contra o britânico Anthony Ogogo.
Aos 24 anos, Yamaguchi conseguiu uma vitória histórica nesta quarta-feira. O cubano é o atual campeão mundial e líder do ranking da categoria, além de ter vencido o brasileiro na final dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro do ano passado. Dessa vez, porém, o pugilista do Brasil dominou o rival de Cuba e ganhou o combate por 18 a 15.
Na luta contra o cubano, Yamaguchi empatou o primeiro round por 4 a 4, venceu o segundo por 6 a 5 e também ganhou o terceiro por 8 a 6. Assim, somou sua terceira vitória na Olimpíada de Londres - antes, tinha passado pelo indiano Sumit Sangwan e pelo chinês Fanlong Meng. Agora, ele vai enfrentar o russo Ego Mekhontcev na semifinal de sexta-feira.