A tradicional 500 Milhas de Londrina terá sua 23ª edição disputada neste sábado (13) no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina. A largada acontece às 16 horas e, de acordo com o regulamento, a prova pode durar até sete horas. Serão 263 voltas no traçado truncado, de 3.055 metros, da casa do automobilismo londrinense. O evento faz parte das comemorações do aniversário da cidade, celebrado no último dia 10.
As 500 Milhas de Londrina já caíram no gosto dos amantes das corridas de longa duração. A corrida em Londrina é uma das poucas no Brasil com o estilo 'endurance' e por isso atrai tantos corredores de fora. A expectativa é de que mais de 70 pilotos, vindos de São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Paraná, estejam presentes no grid. Eles representam pouco mais de 30 equipes inscritas para o evento deste ano.
Na pista, uma das atrações será a presença do governador do Paraná, Beto Richa. O londrinense, que é figura carimbada na prova, vai correr na equipe Hitech Racing, a bordo de um protótipo MX1. Beto, campeão da edição 2011, teria um carro novo, especialmente preparado para a prova em Londrina, mas problemas mecânicos acabaram adiando a estreia da máquina para o ano que vem.
Leia mais:
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
Vencedores da última edição, a dupla Aloysio Moreira – que é um dos organizadores do evento – e Osvaldo Ferreira tentará o bicampeonato a bordo do protótipo Spyder Race número 38, da equipe Tumiate Racing. "A expectativa é de que tenhamos mais um grande evento", disse Moreira.
Do lado de fora, a grande novidade será o narrador da prova. Locutor das 24 horas de Le Mans, na França, prova de endurance mais famosa do mundo, o francês Marc Arnoldi emprestará a voz para a edição 2014 das 500 Milhas de Londrina. Nascido na capital Paris, ele é o locutor oficial de Le Mans desde 1991. Esta é a segunda vez que Arnoldi vem a Londrina fazer a locução da prova – a primeira foi em 1997.
"A Endurance está no mundo todo, construída em cima de tradição e história. Até em Le Mans, houve vacas magras (28 carros no grid em 1991) e épocas que não fizeram história. Mas é justamente na dificuldade da prova que se constrói sua solidez. E as 500 Milhas de Londrina são uma das pouquíssimas provas no Brasil que resistem às idas e vindas da economia brasileira", valorizou o locutor. A entrada é gratuita.
O Grupo Folha de Comunicação apoia a 23ª edição das 500 Milhas de Londrina.