Pesquisar

Canais

Serviços

Tóquio-2020

Ana Marcela Cunha conquista medalha de ouro na maratona aquática

Carlos Petrocilo - Folhapress
03 ago 2021 às 23:09
- Jonne Roriz/COB
Publicidade
Publicidade

Ana Marcela Cunha chegou aos Jogos de Tóquio com uma coleção de títulos e frustrações olímpicas. Eleita seis vezes a melhor atleta do mundo em maratona aquática, a baiana acumula 12 pódios em mundiais, mas não conseguia repetir o desempenho em Pequim-2008 e no Rio-2016.


Assim, olhou para Tóquio como se fosse a última oportunidade. Nesta terça (3), a nadadora enfim quebrou a escrita ao conquistar a medalha de ouro nas águas do parque marinho Odaiba. Sob sol forte, numa prova que começou às 6h30, no horário do Japão, ela nadou quase o tempo todo no pelotão de frente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A chegada ao pódio nas Olimpíadas coroa uma trajetória que começou cedo. Aos 16 anos, nos Jogos de Pequim-2008, permaneceu boa parte da competição entre as líderes, mas nos últimos 1.000 metros adotou uma estratégia da qual se arrependeu. Terminou em quinto lugar.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fase municipal

Termina nesta quinta o prazo para inscrições de escolas nos Jogos Escolares de Londrina 2024

Imagem de destaque
Basquete

NBA ignora Oscar e reforça maldição em novo recorde de LeBron

Imagem de destaque
Agora só em 2028

Após derrota para Espanha, seleção masculina de handebol fica fora dos Jogos de Paris

Imagem de destaque
Até dia 21 de março

Prazo para se inscrever nos Jogos Escolares de Londrina 2024 termina na próxima semana


Depois, não obteve índice para Londres-2012 –perdeu a vaga por três segundos no qualificatório.

Publicidade


No Rio-2016, Ana Marcela figurava entre as favoritas, já que, assim como em Tóquio, chegou à disputa após ter sido campeã mundial no ano anterior. No entanto, acabou na décima colocação. Diante da torcida carioca, deixou a prova chorando, enquanto a brasileira Poliana Okimoto conquistava um bronze inédito.


Para as Olimpíadas de Tóquio, a atleta e o técnico Fernando Possenti resolveram a estratégia de treinos e até de cidade: trocou Santos (SP) pelo Rio de Janeiro. Lá, instalou-se em um apartamento com vista para o centro aquático Maria Lenk, onde funciona o laboratório do Comitê Olímpico do Brasil.

Publicidade


Possenti e Ana Marcela também reavaliaram o calendário de provas e abriram mão de competições para que ela chegasse mais disposta e menos visada às águas da capital japonesa em busca da tão desejada medalha olímpica. "A Ana competia muito. Em 2018, nadou 18 provas em 12 meses", diz o treinador.


Na reta final de preparação, foram ao Centro de Alto Rendimento de Sierra Nevada, no sul da Espanha. Localizada a 2.320 metros acima do mar, o local tem um dos centros de treinamentos mais concorridos do mundo. Quando deixou a prova no Rio, Ana Marcela colocou na cabeça que a última oportunidade provavelmente seria no Japão. "Sei que minha vida útil [como atleta] estará chegando ao fim."


A baiana de Salvador teve o primeiro contato com a natação na creche, aos dois anos de idade, por iniciativa da mãe, Ana Patrícia. Dez anos depois, já estava na seleção brasileira infantil. "Sempre tive uma paixão diferente pelo mar e pela natureza.

Aos 8 anos, já fazia travessias no mar com o apoio dos meus pais, que pediam autorização para que eu participasse das competições."


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade