Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Nos Jogos de 84

Aos 52 anos, campeão olímpico Joaquim Cruz vai correr o Parapan como guia

Agência Estado
08 ago 2015 às 12:08

Compartilhar notícia

Publicidade
Publicidade

Um dos maiores atletas da história do Brasil está em Toronto e vai participar dos Jogos Parapan-Americanos, que tiveram cerimônia de abertura realizada na sexta-feira (7) à noite. Único campeão olímpico do atletismo brasileiro em provas de pista, Joaquim Cruz será guia de uma norte-americana com deficiência visual.

Aos 52 anos, Joaquim Cruz decidiu correr o Parapan porque dois guias norte-americanos tiveram problemas na emissão de passaportes. O campeão olímpico dos 800 metros nos Jogos de Los Angeles, em 1984, nunca parou de correr. Mantém a boa forma e decidiu se arriscar numa nova empreitada, para ajudar sua atleta Ivonne Mosquera-Schmidt nos 1.500m.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


"Como sou um treinador dinâmico, nunca mando meu atleta para casa se o guia dele falta. Eu prefiro eu mesmo guiá-los. Fiz isso com o David Brown (prata nos 400m no Mundial Paralímpico de 2013) e a Ivone faço de vez em quando, quando precisa", afirmou Joaquim Cruz.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mais de 20 apresentações

Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez

Imagem de destaque
Com 500 pontos

Equipe londrinense é campeã dos Jogos Abertos do Paraná em Apucarana

Imagem de destaque
Londrina terá 200 atletas

Apucarana recebe a fase final dos Jogos Abertos do Paraná a partir desta sexta

Imagem de destaque
Saiba como se inscrever

Atleta da Atril promove Oficinas de Atletismo para crianças no dia 8 de dezembro em Londrina

O veterano, entretanto, é mais rápido que Ivonne e não precisará de grande esforço para competir em Toronto. "O fato de eu ter mantido minha forma, de ter mantido minhas corridas diárias, ajuda. E o ritmo da Ivone é um pouquinho mais macio, mais lento do que posso fazer, ou pelo menos assim espero", brincou. "É complicado, porque o objetivo é fazer com que ela fique mais rápida e, ao mesmo lado, como guia, tomara que ela não vá muito mais rápido do que posso guiar."


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade