Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Nos Jogos de 84

Aos 52 anos, campeão olímpico Joaquim Cruz vai correr o Parapan como guia

Agência Estado
08 ago 2015 às 12:08

Compartilhar notícia

Um dos maiores atletas da história do Brasil está em Toronto e vai participar dos Jogos Parapan-Americanos, que tiveram cerimônia de abertura realizada na sexta-feira (7) à noite. Único campeão olímpico do atletismo brasileiro em provas de pista, Joaquim Cruz será guia de uma norte-americana com deficiência visual.

Aos 52 anos, Joaquim Cruz decidiu correr o Parapan porque dois guias norte-americanos tiveram problemas na emissão de passaportes. O campeão olímpico dos 800 metros nos Jogos de Los Angeles, em 1984, nunca parou de correr. Mantém a boa forma e decidiu se arriscar numa nova empreitada, para ajudar sua atleta Ivonne Mosquera-Schmidt nos 1.500m.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.
Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.


"Como sou um treinador dinâmico, nunca mando meu atleta para casa se o guia dele falta. Eu prefiro eu mesmo guiá-los. Fiz isso com o David Brown (prata nos 400m no Mundial Paralímpico de 2013) e a Ivone faço de vez em quando, quando precisa", afirmou Joaquim Cruz.

Cadastre-se em nossa newsletter

O veterano, entretanto, é mais rápido que Ivonne e não precisará de grande esforço para competir em Toronto. "O fato de eu ter mantido minha forma, de ter mantido minhas corridas diárias, ajuda. E o ritmo da Ivone é um pouquinho mais macio, mais lento do que posso fazer, ou pelo menos assim espero", brincou. "É complicado, porque o objetivo é fazer com que ela fique mais rápida e, ao mesmo lado, como guia, tomara que ela não vá muito mais rápido do que posso guiar."


Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Portais

Anuncie

Outras empresas