Condenado a ficar uma semana preso por dirigir sem carteira de habilitação após se envolver em um acidente quando estava na direção de um Porsche, o nadador chinês Sun Yang, dono de duas medalhas de ouro olímpicas, agora foi suspenso dos treinos e competições por tempo indeterminado por repetidas faltas e por ter ficado incomunicável.
A suspensão foi confirmada nesta terça-feira pela Zhejiang College of Sports, universidade defendida pelo atleta e onde ele costuma treinar. Zhang Yadong, vice-presidente da faculdade chinesa, disse que a decisão de afastar o nadador de treinos e competições e também de atividades comerciais ligadas a ele foi tomada antes do acidente ocorrido no último domingo com Yang.
"O acidente de carro simplesmente nos forçou a anunciar esta decisão mais cedo do que o esperado", disse o dirigente. "Ele não retornou à faculdade recentemente, e nós não conseguimos localizá-lo por telefone", revelou.
Leia mais:
'Por US$ 500 mil, nunca mais', diz Whindersson Nunes sobre sarrada
Popó volta a desafiar Pablo Marçal durante evento Mike Tyson x Jake Paul
Em luta com 'sarrada', Whindersson Nunes perde para indiano
Jake Paul vê fúria de Mike Tyson, mas usa físico e vence lenda do boxe nos pontos
Primeiro homem chinês a ganhar um ouro olímpico na natação com suas vitórias nos 400 e 1500 metros livre nos Jogos de Londres, em 2012, Yang, de 21 anos, chegou a se desculpar publicamente, na última segunda-feira, por meio de sua página no Twitter, por dirigir sem carteira de habilitação.
Yang, que também ganhou três medalhas de ouro no Mundial de Esportes Aquáticos em agosto, afirmou que estava dirigindo o carro de um parente, quando foi atingido por um ônibus na tarde do último domingo na cidade de Hangzhou. Antes disso, em fevereiro, ele também chegou a levar uma suspensão após brigar com seu treinador e por ficar 40 dias sem treinar, violando regras de disciplina da equipe de natação da Zhejiang College of Sports.