Após ter o seu projeto aceito pela organização e receber um convite para disputar a sexta edição do Novo Basquete Brasil (NBB), o Fluminense optou por abandonar a competição. A informação já foi confirmada pela assessoria de imprensa do clube, que ficou de divulgar uma nota oficial ainda nesta terça-feira para explicar os motivos da desistência.
Em junho, o Tricolor e o Universo-GO receberam convites para disputar a principal competição nacional de basquete após apresentarem um projeto financeiro convincente. As equipes não haviam conseguido vaga nas quadras. O Flu foi o terceiro colocado no triangular de acesso para o NBB. Macaé e Tijuca garantiram as duas vagas através do triangular.
O número de clubes participantes e a tabela da competição serão divulgados oficialmente nesta terça-feira. Além do Flu, o Joinville também já anunciou a desistência da competição por falta de patrocínios, motivo mais provável para a equipe carioca ter desistido, já que até então tinha conseguido apenas o apoio da Universidade Estácio de Sá.