Uma das mais importantes competições motociclísticas do país, o Arena Cross, acontece pela primeira vez em Londrina. O evento, coordenado pelo Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), é realizado no próximo sábado (5), às 19h30, na rodovia Celso Garcia, km 377, ao lado do Shopping Catuaí.
A competição começou no dia 6 de agosto e já passou por quatro diferentes cidades do Brasil. Londrina é sede da quinta e penúltima etapa, que prevê a participação de aproximadamente 100 pilotos a cada fase, de 12 estados brasileiros. Os competidores disputam provas em cinco categorias: 50cc, 65cc, Júnior, MX2 e Pró. O evento será realizado em um terreno de 40 mil m².
O prefeito Barbosa Neto, em entrevista coletiva realizada hoje(3), ressaltou a importância do evento para a cidade. "Além de proporcionar alegria para os londrinenses, com as acrobacias e competições, traz gente do Brasil inteiro e mostra, também, para 150 países a imagem de Londrina." Segundo o prefeito essa grande competição irá movimentar a rede hotelera e o setor de serviços da cidade.
Leia mais:
Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez
Equipe londrinense é campeã dos Jogos Abertos do Paraná em Apucarana
Apucarana recebe a fase final dos Jogos Abertos do Paraná a partir desta sexta
Atleta da Atril promove Oficinas de Atletismo para crianças no dia 8 de dezembro em Londrina
A Prefeitura de Londrina foi responsável pelo preparo da área para a prova. "O investimento foi de R$ 62 mil com a movimentação de cerca de 700 caminhões de terra, mais os operários de obras da prefeitura", informou Barbosa.
O assessor executivo da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento , Joaquim Donizete do Carmo, contou que foi feita terraplanagem em 18 mil m², oito pulos grandes na pista, seis pequenos, além de 16 costelas de vaca, que são trepidações na pista. Os trabalhos iniciaram no dia 10 do mês passado.
O diretor de Turismo da Codel, Cristiano Feijó, valorizou a importância do Arena Cross para a economia de Londrina. "Vai movimentar cerca de R$ 325 mil na cidade. É um evento que traz negócios, movimenta a economia, e o mercado turístico da cidade". Feijó, disse também, que aos poucos Londrina tem se consolidado como referência nacional de eventos esportivos.
"Significa uma visibilidade enorme. Ganha a cidade, sobretudo os hotéis, bares, restaurantes, o comércio, entre outros. Sem contar que, direta ou indiretamente, 200 empregos serão disponibilizados", disse o diretor de Turismo.
A escolha de Londrina para a realização do evento, segundo assessora de imprensa do Arena Cross, Rafaela Abrantes, foi pela estrutura que a cidade tem para receber a competição. "Todas as cidades escolhidas para sediar o Arena Cross são avaliadas pela infraesturtura, localização, rede hotelera, os hospitais e restaurantes".
O Arena Cross 2011 será transmitido pelo Sportv e pela Record Internacional, para mais de para mais de 150 países. Os ingressos são gratuitos e podem ser adquiridos na troca de dois quilos de arroz ou feijão. Os pontos de troca são as lojas Kallas, Blokton e Promotos.