Um dos grandes nomes do futebol americano dos Estados Unidos está disposto a ser um atleta pioneiro. Isso porque Michael Sam, que joga por Missouri e é um dos melhores defensores da Liga Universitária, admitiu neste domingo que é homossexual.
Por ser um dos principais candidatos ao Draft, processo de seleção de atletas da universidade para a NFL, Sam pode se tornar o primeiro jogador declaradamente homossexual a atuar como profissional. - Eu não sou ingênuo. Eu sei o quanto isso é importante. Mas o meu papel é treinar para tentar jogar na NFL. Eu quero ir para o time que me escolher. Quem me escolher sabendo que sou gay, também tem a certeza de que sou um bom jogador e trabalhador. Esse é o time que quero jogar - disse Sam, que fez o anúncio em entrevista simultânea ao New York Times e à ESPN americana.
Natuaral da cidade de Hitchcock, no Texas, Sam informou que decidiu fazer o anúncio há duas semanas, por não saber quantas pessoas já sabiam da opção e por temer que alguém se adiantasse a ele. - Eu não tinha ideia de quantas pessoas atualmente sabiam disso, e estava temendo que alguém escoasse a informação sobre mim. E ninguém mais, além de mim, deve contar a minha história - acrescentou.
Leia mais:
Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez
Equipe londrinense é campeã dos Jogos Abertos do Paraná em Apucarana
Apucarana recebe a fase final dos Jogos Abertos do Paraná a partir desta sexta
Atleta da Atril promove Oficinas de Atletismo para crianças no dia 8 de dezembro em Londrina
O jogador da Universidade de Missouri teve um encontro no último sábado com um grupo formado pelo ex-quarterback da NFL Dave Kopay, que foi um fos ex-atletas da liga a se declarar gay, e o linebacker Brendon Ayanbadejo, que já demonstrou apoio aos gays.
O anúncio de Sam gerou repercussão nos Estados Unidos, por ele poder se tornar o primeiro gay assumido ativo na Liga. Mas logo surgiram os questionamentos de se alguma equipe vai selecionar o atleta após o anúncio. Vale lembrar que nunca um atleta em atividade na NFL fez tal anúncio, a despeito de muitos o terem realizado após a aposentadoria, como o defensor Esera Tuaolo e o cornerback Wade Davis.
Vale lembrar que na NBA, liga americana de basquete, o primeiro jogador em atividade a fazer este tipo de anúncio foi Jason Collins. O pivô jogava no Washington Wizards na época e fez a declaração na reta final da temporada 2012-2013.