Pesquisar

Canais

Serviços

Saiba mais

Atletas farão testes diários de Covid-19 na Olimpíada de Tóquio

Folhapress
29 abr 2021 às 14:34
- Divulgação
Publicidade
Publicidade


Os organizadores dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio divulgaram nesta quarta-feira (28) atualizações das regras sanitárias para o megaevento, que será realizado em meio à pandemia de Covid-19.

A cerimônia de abertura da Olimpíada está marcada para 23 de julho, daqui a 86 dias.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em um comunicado conjunto de COI (Comitê Olímpico Internacional), IPC (Comitê Paralímpico Internacional, na sigla em inglês), organização da Tóquio-2020 e autoridades japonesas, ficou estabelecido que os cerca de 11 mil atletas esperados para participar dos Jogos precisarão fazer testes diários de coronavírus. Anteriormente, a previsão era de exames no mínimo a cada quatro dias.

Leia mais:

Imagem de destaque
Jovem

Lewis Hamilton brinca e afasta fim de carreira na F1

Imagem de destaque
Entrevista

Bia Haddad fala sobre como engravidar e até menstruar são desafios para mulheres no tênis

Imagem de destaque
Basquete

Evento oficial da NBA entra para calendário de São Paulo

Imagem de destaque
F1

Alonso tem início mais tímido, mas vê Aston se comportando como time grande


Aqueles que tiverem mais proximidade com os atletas estarão submetidos às mesmas regras. De acordo com o documento, as datas e horários dos testes serão definidos de acordo com a programação de cada evento esportivo.

Publicidade


"As medidas incluídas nos 'Playbooks' [livros de regras] publicadas em fevereiro deste ano foram revisadas e significativamente atualizadas a fim de abordar o surgimento de novas cepas de coronavírus mutantes e a evolução da situação da pandemia", afirma o comunicado.


Será exigido de todos que viajarem ao Japão dois exames negativos de coronavírus antes do voo. Após a chegada ao país, as pessoas serão testadas diariamente por três dias. Depois desse período e ao longo da estada no país, a periodicidade dos exames poderá variar de acordo com a função e nível de contato estabelecido com os atletas.

Publicidade


Todos os participantes deverão, a princípio, usar exclusivamente veículos oficiais dedicados aos Jogos e não estarão autorizados a pegar transporte público. Haverá restrição ainda nos locais de alimentação permitidos.


A atualização das regras traz uma definição do que será considerado "contato próximo" de quem teve resultado positivo de Covid-19: "aqueles que têm contato prolongado (por 15 minutos ou mais), dentro de um metro, sem usar máscara facial. Isso é particularmente aplicável quando esse contato ocorre em espaços fechados, como quartos de hotel ou veículos. Os casos serão confirmados pelas autoridades sanitárias japonesas".

Publicidade


Uma terceira versão dos livros de regras está prevista para ser editada em junho, mesmo mês em que é esperada a definição sobre a permissão ou não de público residente no Japão nas arenas da Olimpíada. Os espectadores estrangeiros já foram barrados em março.


A vacinação não será obrigatória, mas tem sido estimulada pelos organizadores, principalmente nos países em que as campanhas avançam mais lentamente. O Brasil deve contar com a doação de doses da Sinovac pelo Comitê Olímpico da China e repassadas pelo COI para sua delegação.

Publicidade


O COB negocia com o governo federal como deverá funcionar a vacinação de atletas, membros da delegação e jornalistas credenciados -cerca de 1.400 pessoas. Como contrapartida ao SUS, para cada integrante desse grupo, dois outros brasileiros serão imunizados, totalizando 5.600 doses doadas para 2.800 pessoas.


Partes do Japão, incluindo Tóquio, foram colocadas em um novo estado de emergência no fim de semana, e a maioria do público japonês acha que os Jogos, adiados de 2020 para 2021 por causa da pandemia, deveriam ser cancelados ou adiados novamente, segundo pesquisas de opinião.

Publicidade


O estado de emergência, que deve durar até 11 de maio, exige o fechamento de bares e restaurantes que servem bebidas alcoólicas, assim como de grandes lojas, cinemas e outros estabelecimentos. Além disso, exclui espectadores de grandes eventos esportivos.


A taxa de infecção no país voltou a subir para os maiores níveis desde janeiro, cada vez mais são decorrentes de novas variantes do vírus. Nesta quarta, Tóquio relatou 925 novos casos. O descontrole da crise na Índia também cresce como fator de preocupação.

Publicidade


"Estamos em um momento em que devemos discutir a realização do evento, tendo em conta a situação do aumento dos contágios e a pressão sobre o sistema de saúde. É responsabilidade do comitê organizador dos Jogos e dos outros responsáveis explicar aos cidadãos a decisão que tomarem sobre a realização da Olimpíada", afirmou Shigeru Omi, principal assessor médico do governo.


Presidente do comitê organizador de Tóquio-2020, Seiko Hashimoto disse que os organizadores estão preparados para ter os Jogos sem espectadores. "Mas temos esperança e queremos o maior número possível de espectadores, se a situação assim permitir."


ORIENTAÇÕES DO GUIA SOBRE TESTES
Antes do embarque:


Atletas terão que fazer dois testes de Covid-19 dentro de 96 horas antes da partida do voo para o Japão; um dos dois testes precisará ser feito dentro de 72 horas antes da partida


Uma lista de provedores de testes aprovados está sendo desenvolvida


O teste negativo deverá ser apresentado no check-in


Caso o resultado seja positivo, o atleta deverá entrar em isolamento de acordo com as regras locais e comunicar o comitê nacional, que registrará sintomas, resultados e contatos próximos, além de informar à organização de Tóquio-2020 e chegar a um acordo sobre próximos passos


No Japão:


Atletas serão testados diariamente para minimizar o risco de casos positivos não detectados


As datas e horas dos exames serão definidas pelos comitês, segundo a programação dos Jogos


Os testes ocorrerão sob supervisão em uma área reservada na Vila Olímpica


Os testes iniciais serão um antígeno de saliva. Se os resultados do primeiro teste não forem claros ou forem positivos, um teste PCR de saliva será realizado a partir da mesma amostra

Casos positivos confirmados serão obrigados a se isolar (ou ser hospitalizados) e não poderão competir


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade