Pesquisar

Canais

Serviços

Não no pódio

Atletas poderão se manifestar nas arenas nos Jogos Olímpicos

Folhapress
03 jul 2021 às 15:34
- Pixabay
Publicidade
Publicidade

O COI (Comitê Olímpico Internacional) divulgou nesta sexta-feira (2) uma revisão de regras sobre a possibilidade de manifestações diversas de atletas. Elas serão aplicadas nos Jogos Olímpicos de Tóquio, a partir de 23 de julho.


A redação original da Regra 50.2 da Carta Olímpica pontua que, para preservar a neutralidade dos jogos, nenhum tipo de manifestação política, religiosa ou racial é permitida nas arenas e outras áreas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo a entidade, a ampliação das oportunidades para os atletas expressarem opiniões segue uma recomendação da Comissão de Atletas a partir de consulta a 3.500 representantes nos últimos meses. O tema ganhou maior proporção após o esporte ter sido tomado por protestos, entre eles de apoio ao movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam), desde 2020.

Leia mais:

Imagem de destaque
Tinha câncer

Morre O.J. Simpson, ex-jogador de futebol americano, aos 76 anos

Imagem de destaque
Excelente campanha em 2023

Londrina Futsal estreia em casa neste sábado contra o Pato Branco na Liga Feminina 2024

Imagem de destaque
Será em novembro

GP do Brasil tem ingressos vips esgotados 7 meses antes da corrida

Imagem de destaque
Hipismo

Competidor de Curitiba vence a categoria principal das provas de salto na ExpoLondrina


A nova versão das diretrizes do COI para a aplicação da Regra 50.2 inclui os locais de jogo como palcos permitidos para manifestação, desde que antes do início das competições. Por exemplo durante a entrada dos times no gramado e quando um atleta é anunciado para sua prova, luta ou apresentação.

Publicidade


A manifestação precisa ser "consistente com os princípios fundamentais do Olimpismo" e não pode ser dirigida direta ou indiretamente contra pessoas, países e organizações. Também estão vetados atos durante a execução de um hino nacional e a apresentação de outro atleta ou equipe, além do uso de cartazes ou bandeiras e atitudes que possam causar danos físicos a outras pessoas e propriedades.


Os atletas são autorizados a abordar suas visões ao dar entrevistas individuais ou coletivas nas zonas mistas, centro de mídia e outros locais destinados a elas. Também estão incluídos na lista de locais liberados para manifestações as reuniões de equipes e os canais de mídias sociais.

Publicidade


"Ao expressar suas opiniões, os atletas devem respeitar as leis aplicáveis, os valores olímpicos e os demais atletas. Deve-se reconhecer que qualquer comportamento e/ou expressão que constitua ou indique discriminação, ódio, hostilidade ou potencial para violência em qualquer base é contrário aos princípios fundamentais do Olimpismo", afirma o documento.


Manifestações nas cerimônias de entrega de medalha, abertura e encerramento permanecem vetadas, assim como na Vila Olímpica. Ou seja, erguer o punho no pódio como fizeram os velocistas americanos Tommie Smith e John Carlos na Olimpíada de 1968, na Cidade do México, segue proibido.


"As novas diretrizes são resultado de nossa ampla consulta com a comunidade global de atletas", disse a presidente da comissão, Kirsty Coventry. "Embora as diretrizes ofereçam novas oportunidades para os atletas se expressarem antes da competição, elas preservam as competições no campo de jogo, as cerimônias, as cerimônias de vitória e a Vila Olímpica. Esse foi o desejo da grande maioria dos atletas em nossa consulta global."

O desrespeito às regras poderá levar a uma punição que, segundo o COI, será determinada conforme uma série de fatores, entre eles o nível de perturbação provocado e a não conformidade com os valores olímpicos. A entidade promete transparência ao longo do processo disciplinar.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade