São apenas quatro semanas na ativa, mas o programa Atletismo Kids já tem números que fazem os coordenadores do Projeto Londrina Atletismo sonharem alto. Desenvolvido com o objetivo de despertar o interesse de crianças para o atletismo, o Kids soma quase 500 pequenos integrantes em oito escolas da rede municipal de ensino.
"Estamos bastante satisfeitos com essas primeiras semanas de programa. Levar tantas crianças para o esporte em tão pouco tempo nos deixa muito orgulhosos. E isso nos leva a crer que o programa está no caminho certo e tem muito a crescer", falou o gestor e treinador do projeto Londrina Atletismo, Gilberto Miranda, que tem mais de 20 anos de experiência na formação e captação de jovens atletas para a modalidade. O Atletismo Kids será realizado em parceria com a Secretaria de Educação de Londrina e a Fundação de Esportes de Londrina (FEL).
Ele conta que já há, inclusive, uma lista de espera com quase 20 escolas que desejam contar com o programa no futuro. "Já levamos isso a nossos parceiros e estamos conversando para tentar estender o atendimento do programa nos próximos meses", afirmou Miranda. Inicialmente, oito escolas de várias regiões da cidade estão credenciadas para receber o programa. A ideia é trabalhar com crianças de 8 a 11 anos de idade.
Leia mais:
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
Até o momento, os campeões de em número de participantes são as escolas Jovita Kaiser e Sônia Parreira Debei, ambas na zona norte de Londrina.
A metodologia
Para atingir o objetivo de atrair mais crianças para o atletismo, a coordenação do projeto de atletismo formatou uma metodologia de ensino diferente, baseada em atividade mais lúdicas e recreativas. "O método de ensino é totalmente adaptado. O cronograma inclui brincadeiras que servem de introdução ao atletismo, como provas de corrida com distâncias menores. Nelas é possível identificar a pré-disposição da criança para a modalidade", contou o coordenador dos polos e integrante da comissão técnica da equipe Londrina Caixa, Felipe Casonato.
"O mais importante neste primeiro momento é fazer com que a criança se interesse pelo atletismo. Na sequência, vamos monitorar e identificar para qual prova dentro do atletismo ela pode ser encaminhada", informou o gestor do projeto.
A implantação do Atletismo Kids é um sonho antigo da diretoria do projeto. O programa é mais uma ação que vai ao encontro da filosofia adotada pelo time londrinense, um dos mais importantes formadores de atletas no Brasil, de priorizar a captação e a formação de novos talentos para o atletismo nacional.
"O nosso projeto vem se caracterizando ao longo dos anos pela descoberta de novos talentos. E esse projeto é mais uma ação que vem reforçar essa filosofia. Quanto mais cedo a gente levar o esporte para a escola, maior a chance de despertar a criança para a prática esportiva. E se ela não se tornar um atleta profissional, ficam os outros ensinamentos, a formação do cidadão, que também trabalhamos muito", acrescentou Miranda.