A ex-jogadora de basquete, campeã mundial com o time brasileiro feminino em 1994, na Austrália, e atual diretora da Seleção Feminina de Basquetebol, Hortência, em visita a Londrina, nesta quinta-feira (6), conversou com o prefeito Barbosa Neto para implantar na cidade o Centro de Excelência de Basquetebol na cidade.
O projeto, coordenado pela "Rainha do Basquete", consiste na criação de pontos de aprendizado gratuito do esporte, voltado a jovens de 10 a 17 anos. Os centros são formados em parcerias com órgãos públicos e patrocinadores privados, e visam descobrir novos talentos da modalidade, bem como incentivar a prática e a apreciação desse esporte. Já radicado em Curitiba há quase um ano, o programa atende atualmente a quase 3.000 crianças e adolescentes.
Na parceria, membros do projeto ministram cursos a professores de educação física do município, com instruções sobre o funcionamento do projeto, os métodos de ensino das técnicas do esporte. "É o professor que vai ter a sensibilidade de orientar corretamente os alunos e descobrir os novos talentos", avaliou Hortência, que afirmou que a meta do programa é a conquista de resultados em longo prazo. "Queremos descobrir novos atletas continuamente, até depois das Olimpíadas de 2016", disse.
Leia mais:
O que tem em HD de Schumacher que preocupa família do heptacampeão?
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Barbosa Neto declarou que não medirá esforços para que o projeto seja instalado. "Vou marcar reuniões com possíveis investidores, para firmar acordos e concretizar essa ideia. Colocar em prática essa ação é um compromisso que eu assumo", declarou.