O belga Greg van Avermaet venceu nesta quarta-feira a quinta etapa da edição de 2016 da Volta da França, sendo a primeira montanhosa, ao empreender uma fuga solitária no Maciço Central, completando o percurso de 216 quilômetros entre Limoges e Le Lioran em 5h31min36, o que lhe garantiu não apenas o triunfo, mas também a camiseta amarela destinada ao líder na classificação geral.
O ciclista da equipe BMC fez parte de um grupo de nove competidores que escaparam no início da quinta etapa, e foi deixando o restante dos participantes para atrás até superar o compatriota Thomas De Gendt quando faltavam 17 quilômetros para a chegada.
O atual campeão da volta da França, o britânico Chris Froome, e o colombiano Nairo Quintana cruzaram a linha de chegada com o pelotão principal, a 5min07 do vencedor, enquanto Alberto Contador veio mais atrás, a 5min40, e o italiano Vincenzo Nibali ficou ainda mais distante, a 13min45.
Leia mais:
O que tem em HD de Schumacher que preocupa família do heptacampeão?
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Nibali, campeão em 2014, ficou para trás em uma das passagens de montanha junto de Peter Sagan, que estava vestindo a camiseta amarela pelo terceiro dia seguido, mas agora está a 23min37 do líder.
Na classificação geral, Van Avermaet tem vantagem de 5min17 para Froome, o quinto colocado, e Quintana, o sétimo, que são os favoritos mais próximos do detentor da camiseta amarela nesse momento. Com desvantagem de 5min11, o francês Julian Alaphilippe é o segundo colocado, dois segundos à frente do espanhol Alejandro Valverde.
Van Avermaet ganhou uma etapa da Volta da França no ano passado, e é conhecido como um especialista em clássicas de um dia e provas curtas. Venceu a Paris-Tours em 2011 e a Tirreno-Adriático neste ano.
"É algo especial. É a melhor camiseta do mundo", disse o belga, em referência à camiseta amarela. "É minha primeira vez e talvez a última, assim vou aproveitar cada momento. É o melhor momento da minha carreira", acrescentou. "Ganhar uma etapa aqui é importante, mas isto (a camiseta amarela) o eleva a outro nível".
Van Avermaet é um dos escudeiros dos capitães de equipe BMC, Tejay van Garderen e Richie Porte, que assumirão o protagonismo quando a Volta da França entrar nos Pirineus e nos Alpes.
A etapa desta quarta teve cinco subidas, uma delas a 1.589 metros acima do nível do mar. Esta foi a primeira vez que a Volta da França superou os 1,5 mil metros tão cedo desde 1979, um ano que começou com três etapas nos Pirineus.
A sexta etapa da Volta da França vai ser realizada nesta quinta-feira terá um percurso mais plano de 190,5 quilômetros de Arpajon-sur-Cere até Montauban.