O técnico Bernardinho decidiu fazer uma pequena renovação na seleção brasileira masculina de vôlei para a disputa da Copa dos Campeões, entre 19 e 24 de novembro, no Japão. Na lista de 15 jogadores divulgada pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), os destaques são o levantador Rapha, que joga na Turquia, e três jogadores que venceram o Mundial Sub-23 no mês passado. Rapha, de 34 anos, joga no Halkbank, da Turquia, e teve poucas chances na seleção durante a carreira, uma vez que teve a dura concorrência de Marcelinho, Ricardinho e agora Bruno. Como o capitão da equipe e filho de Bernardinho também foi convocado para a Copa dos Campeões, Rapha vai ocupar o lugar que foi de William Arjona, do Cruzeiro, na fase final da Liga Mundial.
Bernardinho também dará a primeira oportunidade a dois pontas que foram campeões do Mundial Sub-23: Ary, que joga pelo Sesi, e Lucas Loh, que defende o Vivo/Minas, mas como o grupo tem 15 convocados e só 14 irão ao Japão, a tendência é um dos dois ser cortado. Outro campeão é Lucarelli, do Sesi, que já faz parte da seleção principal há algum tempo. O Sesi, aliás, domina a lista de convocados, com cinco nomes. Outros dois - o ponta Murilo e o levantador Thiaguinho - foram convidados para treinarem com a equipe em Saquarema antes da viagem ao Japão. Dos campeões da Liga Mundial, ficaram de fora Isac, Visotto e Dante.
Estão convocados os levantadores Bruno e Raphael, os opostos Wallace e Evandro, os ponteiros Ary, Lucas Loh, Lipe, Mauricio Borges, Lucarelli e Thiago Alves, os centrais Eder, Lucão, Mauricio Souza e Sidão, e o líbero Mario Junior.