A seleção brasileira feminina de vôlei conquistou na noite deste sábado o bicampeonato da Copa Pan-Americana, em Miami. A equipe comandada pelo técnico José Roberto Guimarães derrotou a República Dominicana por 3 sets a 0, com parciais de 25/18, 25/20 e 25/14, e devolveu a única derrota sofrida na competição, justamente para as dominicanas.
Foi o segundo título da seleção neste ano. Em junho, a equipe campeã olímpica havia vencido o Torneio de Montreux, na Suíça. Com a conquista deste sábado, o time exibe um aproveitamento de 100%, com dois troféus em duas competições disputadas em 2009.
Ao final do jogo, o técnico Zé Roberto não comemorou apenas o título, mas também a renovação que vem sendo implantada na seleção. "Estamos começando um novo ciclo olímpico. Este time não é o que foi campeão olímpico. Esta foi a nossa segunda competição do ano e nosso segundo título. Estou satisfeito com a vitória sobre a República Dominicana e o título da competição", festejou.
Leia mais:
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
Das 14 jogadoras que participaram desta campanha vitoriosa da equipe brasileira, apenas seis estiveram nos Jogos Olímpicos de Pequim: Fabiana, Mari, Sheilla, Fabi, Sassá e Thaísa. O grupo foi completado com as novatas Dani Lins, Carol Gattaz, Joycinha, Adenízia, Ana Tiemi, Natália, Regiane e Camila Brait.
Uma das remanescentes do grupo campeão olímpico, Sheilla aprovou a atuação do elenco renovado. "Aos poucos, esta nova geração está se entrosando. Nesta Copa Pan-Americana todas as jogadoras puderam entrar em quadra e isso foi importante. O time está ganhando experiência", ressaltou.
Depois de conquistar dois títulos em menos de um mês, a seleção brasileira vai em busca de uma vaga no Campeonato Mundial, que será disputado no Japão em 2010. O torneio classificatório, que envolverá equipes da América do Sul, será realizado entre os dias 22 e 26 de julho na cidades de Betim e Contagem, em Minas Gerais.