Em um fim de semana histórico para o rúgbi sevens, a Seleção Brasileira Masculina de Rúgbi Sevens disputou o London Sevens diante de um público recorde para a competição: 77.033 espectadores. O torneio, que representou a 9ª e última etapa da temporada 2014/15 da Série Mundial de Sevens, foi realizado no estádio de Twickenham, o maior da Inglaterra, exclusivo para prática do rúgbi, e teve a vitória surpreendente dos Estados Unidos. Os donos da casa terminaram em 4º lugar e conquistaram a última vaga disponível da Série Mundial para os Jogos Olímpicos do Rio-2016.
Os tupis fizeram bons jogos, mostrando qualidade e uma evolução considerável em relação a outras etapas, jogando de igual para igual com seleções como Escócia e Quênia. Os brasileiros, entretanto, não conquistaram nenhuma vitória e terminaram o London Sevens na 16ª colocação, com 1 ponto.
Além dos norte-americanos, campeões da etapa, quem comemorou em casa foram os ingleses, que se juntaram a Fiji (campeão geral da Série Mundial), África o Sul, Nova Zelândia e Brasil como os cinco primeiros classificados para os Jogos Olímpicos do Rio-2016. As demais seleções participantes serão definidas por meio dos campeonatos continentais, dos quais sairão mais seis classificados, e pelo torneio pré-olímpico mundial, que valerá a última vaga olímpica.
Torneio feminino
Leia mais:
Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez
Equipe londrinense é campeã dos Jogos Abertos do Paraná em Apucarana
Apucarana recebe a fase final dos Jogos Abertos do Paraná a partir desta sexta
Atleta da Atril promove Oficinas de Atletismo para crianças no dia 8 de dezembro em Londrina
No mesmo fim de semana, foi realizada a competição feminina do London Sevens, a 5ª e penúltima etapa da temporada 2014/15 da Série Mundial de Sevens Feminina. Disputada no estádio anexo Twickenham Stoop, a competição teve a Austrália como vencedora e a Nova Zelândia declarada campeã geral da temporada, com uma etapa de antecedência. As brasileiras, em grupo difícil, foram derrotadas em todas as partidas e terminaram a etapa na 12ª posição.
O resultado no London Sevens garantiu as neozelandesas nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, ao lado do Brasil (país-sede). Canadá e Austrália, com 76 pontos cada, França e Estados Unidos, com 62 cada, Inglaterra, com 60, e Rússia, com 54 pontos, seguem na luta pelas três vagas restantes que a Série Mundial oferece. A definição das classificadas acontece na última etapa da temporada, em Amsterdã, na Holanda, nos dias 22 e 23 de maio.