Foi um por um triz, como havia sido em 2013, contra a Rússia. O Brasil atuou como um grande no handebol masculino, mas perdeu para a Croácia no Mundial do Catar, neste domingo, e foi eliminado nas oitavas de final. E como há dois anos, o jogo só foi decidido no minuto final: 26 a 25.
A seleção brasileira caiu diante de um rival complicado: a Croácia é uma das seleções mais fortes da Europa e tem o atual melhor jogador do mundo, o central Duvnjak, de 26 anos. O país já foi campeã mundial e ganhou dois ouros olímpicos. E no último Mundial, em 2013, terminou em 3º lugar.
Funcionou bem a estratégia do técnico Jordi Ribera no primeiro tempo. O Brasil valorizou a posse de bola, não se precipitou no ataque e soube furar o bloqueio croata pelo meio da defesa. Em vez dos pontas, a peça-chave do time foi o central João Pedro.
Leia mais:
Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez
Equipe londrinense é campeã dos Jogos Abertos do Paraná em Apucarana
Apucarana recebe a fase final dos Jogos Abertos do Paraná a partir desta sexta
Atleta da Atril promove Oficinas de Atletismo para crianças no dia 8 de dezembro em Londrina
Foi dessa forma que a equipe brasileira não deixou a Croácia abrir vantagem no placar, empatar e virar o jogo aos 15 minutos. Também apareceu a figura do goleiro Rick, que defendeu três de quatro tiros de sete metros contra o Brasil. Vitória parcial por 15 a 13.
A seleção brasileira se reuniu no meio de quadra e formou um círculo antes de iniciar o segundo tempo. Mas foi um péssimo recomeço para o Brasil. Em menos de quatro minutos, a vantagem de dois gols se evaporou. A Croácia aproveitou erros de ataque brasileiro e virou: 17 a 15.
Ribera pediu tempo e cobrou concentração. Demorou para o Brasil entrar no jogo novamente. A Croácia acertou a marcação no meio da defesa e o "paredão" formado por jogadores de mais de 2 metros de altura passou a funcionar.
O Brasil levou 15 minutos para reequilibrar e virar novamente a partida. O 'apagão' tinha ficado para trás. Mas, a dez minutos do fim, o jogo continuava empatado: 22 a 22. Na reta final, valeu o histórico vencedor da Croácia e um sete metros no minuto final sacramentou a derrota brasileira no Catar.
A seleção brasileira masculina ainda terá outra competição importante neste ano: os Jogos Pan-Americanos, em julho, que serão disputados em Toronto, no Canadá.
Confira os resultados deste domingo pelas oitavas de final do Mundial:
Áustria 27 x 29 Catar
Eslovênia 30 x 28 Macedônia
Espanha 28 x 20 Tunísia
Croácia 26 x 25 Brasil
Confira os confrontos desta segunda-feira:
Alemanha x Egito
Polônia x Suécia
Islândia x Dinamarca
França x Argentina