A Bélgica será a adversária do Brasil na luta por uma vaga no Grupo Mundial da Copa Davis de 2017. Foi o que ficou definido no sorteio dos playoffs da principal competição por equipes do tênis, realizado na sede da Federação Internacional de Tênis (ITF), em Londres, nesta terça-feira. O duelo será fora de casa.
Rival do Brasil, a Bélgica foi derrotada na decisão da edição de 2015 da Copa Davis pela Grã-Bretanha. Neste ano, porém, a equipe caiu logo na primeira rodada, ao perder para Croácia. Por isso, agora terá que disputar uma repescagem para se manter na elite da competição.
Já o Brasil tenta fazer o caminho inverso. No último fim de semana, em Belo Horizonte, a equipe superou o Equador por 3 a 1, pelo Zonal Americano I, e agora vai tentar uma vaga no Grupo Mundial no confronto com a Bélgica. Para isso, porém, terá que superar um retrospecto negativo, pois perdeu os dois confrontos que fez com o país europeu na competição.
Leia mais:
Professor de Rolândia promove aulas gratuitas de atletismo para crianças a partir de 3 anos
Brasileira virou uma das melhores do mundo em pickleball nos EUA
Tradicionais na prova, quenianos fazem dobradinha na corrida de São Silvestre
Oitava edição da campanha Running4Help pretende arrecadar tênis para estudantes carentes em Londrina
O ranking da ATP tem apenas um tenista belga entre os cem melhores do mundo, David Goffin, que ocupa a 11ª colocação na lista, enquanto o Brasil tem dois nomes nessa relação, mas em posições bem piores - Thomaz Bellucci (49º) e Rogério Dutra Silva (91º). Além disso, o País possui dois dos dez melhores duplistas do mundo - Bruno Soares e Marcelo Melo.
Os confrontos dos playoffs do Grupo Mundial da Davis vão ser realizados entre 16 e 18 de setembro, com o Brasil encarando a Bélgica como visitante, em local ainda a ser definido pelos mandantes, que também irão determinar o piso em que será jogado o confronto. O período é o mesmo em que serão realizadas as semifinais da Davis, quando a Grã-Bretanha vai receber a Argentina e a Croácia vai duelar em casa contra a França.
Confira os confrontos dos playoffs do Grupo Mundial da Davis:
Usbequistão x Suíça
Bélgica x Brasil
Austrália x Eslováquia
Canadá x Chile
Rússia x Casaquistão
Índia x Espanha
Alemanha x Polônia
Japão x Ucrânia