A Seleção Masculina de Handebol passou pelo primeiro desafio na Yellow Cup, nesta sexta-feira (6), torneio amistoso preparatório para o Mundial da modalidade, que será disputado na França, a partir do dia 11. A equipe comandada por Washington Nunes, bateu a Romênia, em Winterthur, na Suíça, com o placar de 25 a 24 (13 a 13 no primeiro tempo), e mostrou que está no caminho certo.
Esse período tem grande importância para a equipe ganhar o entrosamento que falta para estar 100% até a estreia contra a França na próxima quarta-feira (11) e principalmente para as jovens apostas do treinador, que foram integradas ao elenco. A equipe verde e amarela saiu na frente e conseguiu levar uma pequena vantagem a maior parte do tempo, mas que foi muito importante para toda a sequência do duelo. No final da primeira etapa, os romenos investiram em algumas ações de ataque que surtiram efeito e deixaram tudo igual.
O segundo tempo seguiu o mesmo ritmo intenso, e Washington fez várias trocas e colocou todo mundo em quadra. O equilíbrio permaneceu até o final, quando os brasileiros conseguiram abrir dois gols de vantagem. Os adversários ainda colocaram a bola na rede mais uma vez, mas não conseguiram mais alcançar.
Leia mais:
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez
Equipe londrinense é campeã dos Jogos Abertos do Paraná em Apucarana
A avaliação de Washington foi positiva para a partida de estreia do Brasil, diante de uma equipe bastante forte como a Romênia. "O jogo foi dentro do que esperávamos. Conseguimos fazer uma boa rotação com os meninos. Há um bom tempo que não competimos e o primeiro jogo é sempre mais complicado. Como havia dito, foi um adversário interessante. Eles fizeram algumas propostas de defesa em 6x0, com a saída de um jogador não direto para tentar interceptar a bola, e também quando jogamos com um a mais, eles usaram a 4x1x1, que é um sistema diferenciado usado no Barcelona, e conseguimos vencer essas dificuldades. Isso foi muito bom. Tivemos uma participação equilibrada, dividimos bem os gols por quase toda a equipe e uma atuação muito boa dos meninos novos", disse.
O técnico pretende seguir a mesma linha de testar a todos os atletas na partida de amanhã, contra a Eslováquia. "O Cleryston e Guilherme fizeram um bom papel de avançado. O Ceretta e o Rogério entraram pouco tempo. A ideia é que amanhã joguem um pouco mais. Para amanhã queremos dividir um pouco mais as tarefas. O time da Eslováquia também requer bastante cuidado, mas precisamos ir compartilhando o tempo de todo mundo para que todos ganhem ritmo de jogo. A avaliação foi positiva. É um torneio importante também por vencer um adversário que está liderando a chave dele no Pré-Europeu, o que nos dá boas perspectivas para continuar crescendo", apontou o treinador.
O goleiro Maik Santos, o mais experiente da Seleção Brasileira, apontou a igualdade entre as equipes e exaltou o potencial do Brasil em não deixar o ritmo cair. "Tivemos um jogo um pouco lento e complicado do começo ao fim. Um confronto equilibrado, mas conseguimos abrir três gols no segundo do tempo. O grupo está pegando o ritmo um do outro. Temos uma equipe experiente, em que a maioria está jogando na Europa, em clubes grandes, então, sabe o que fazer dentro de quadra. Foi um jogo equilibrado e o importante é que saímos com a vitória."
Neste sábado (7), o Brasil encara a Eslováquia, às 13h30 (horário de Brasília). Os adversários sofreram uma derrota para os suíços na sexta, por 29 a 18.