Apesar de ter jogado de forma aquém da esperada, a seleção brasileira masculina de basquete venceu o Canadá por 68 a 59 na tarde desta quarta-feira, em partida válida pela segunda rodada da segunda fase da Copa América, disputada em Porto Rico, e ficou muito próxima de se classificar para o Mundial de Basquete na Turquia, em 2010.
O resultado deixa o Brasil com cinco vitórias (uma vez que o resultado diante da Venezuela - eliminada - não é contado na classificação). Uma vitória de Porto Rico sobre a República Dominicana ainda nesta quarta, às 22 horas, pode garantir a classificação brasileira com antecedência. Um triunfo do Uruguai sobre o Panamá, nesta quarta, também garante vaga antecipada à seleção. Já o Canadá, que entrou como um dos favoritos, com uma vitória e quatro derrotas, não tem mais chances.
A seleção, com muita displicência, errou demais nos dois primeiros períodos da partida, sem movimentação alguma e dependendo exclusivamente da jogadas individuais de Leandrinho, que fechou com 15 dos 18 pontos da equipe no primeiro quarto.
Leia mais:
'Por US$ 500 mil, nunca mais', diz Whindersson Nunes sobre sarrada
Popó volta a desafiar Pablo Marçal durante evento Mike Tyson x Jake Paul
Em luta com 'sarrada', Whindersson Nunes perde para indiano
Jake Paul vê fúria de Mike Tyson, mas usa físico e vence lenda do boxe nos pontos
O terceiro período foi uma repetição dos erros do primeiro tempo. Varejão, inclusive, optou por experimentar seu arremesso da linha de três pontos, sem sucesso. Melhor para o Canadá, que diminuiu a diferença, que chegou a ser de oito pontos, para dois.
A boa defesa do Canadá, graças à falta de movimentação brasileira, manteve o jogo aberto no último quarto. Mas a pontaria canadense no arremesso de dois pontos era ruim (38%), garantindo a vitória brasileira.
Leandrinho foi o cestinha da partida, fechando o jogo com 31 pontos dos 68 do Brasil. Pelo Canadá, o destaque foi Maxwell Kendall, com 12 pontos e sete rebotes. Joel Anthony terminou com 10 pontos e quatro rebotes.
Agora, o Brasil encara o rival Uruguai na quinta-feira, às 19h30 (de Brasília), enquanto o Canadá tem pela frente o Panamá, às 14h30.