Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Jogo nervoso

Brasil vence Cuba e leva ouro no vôlei feminino do Pan

Agência Estado
21 out 2011 às 08:40

Compartilhar notícia

O ouro conquistado pelo time feminino de vôlei foi o 13.º do Brasil no Pan - Luiz Pires/Vipcomm
Publicidade
Publicidade

Foi à base de muito nervosismo, muita rivalidade, mas é da seleção brasileira feminina de vôlei a medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Na noite desta quinta-feira (20), a equipe comandada por José Roberto Guimarães quebrou um jejum que vinha desde os Jogos de Winnipeg, em 1999, e voltou a ser campeã pan-americana após 12 anos. Na finalíssima, o Brasil venceu Cuba por 3 sets a 2 (parciais de 25/15, 21/25, 25/21, 21/25 e 15/10) e se vingou da dura derrota sofrida no Pan do Rio, há quatro anos, quando as cubanas faturaram o ouro frente ao Maracanãzinho lotado.

Diante da inconstância das titulares, Zé Roberto teve que recorrer a todas as reservas disponíveis e elas corresponderam, mostrando a força do elenco. Fernanda Garay, principalmente, mostrou que o treinador pode contar com o banco de reservas nos momentos de baixa. Apesar da partida ruim (apenas 12 acertos em 33 ataques), Mari terminou como a maior pontuadora brasileira do jogo, com 16 pontos. Sheilla, que cresceu no final do jogo, fez 15. Pelo lado cubano, Palacios anotou 20.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A partida desta quinta-feira foi cheia de altos e baixos. O Brasil arrasou Cuba no início do primeiro set, abrindo dez pontos de vantagem com facilidade. Em busca de moral para a segunda parcial, as cubanas conseguiram trocar pontos terminando o set com 25/15 para o Brasil.

Leia mais:

Imagem de destaque
Alvo Run 2024

Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul

Imagem de destaque
Rainha

Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete

Imagem de destaque
Mais de 20 apresentações

Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez

Imagem de destaque
Com 500 pontos

Equipe londrinense é campeã dos Jogos Abertos do Paraná em Apucarana


O segundo set também começou com ampla vantagem, mas cubana. Desta vez foram as brasileiras que não conseguiram encaixar o jogo. Depois de ficar até seis pontos atrás no placar, o Brasil quase chegou à igualdade, mas voltou a sucumbir na final da parcial, sendo derrotado por 25/21.

Publicidade


O terceiro set sempre teve o Brasil na frente do placar, mas a vantagem variava conforme também variavam os erros de ataque. Em alguns momentos, Cuba chegou a empatar. Em outros, as brasileiras dispararam no placar. No fim, vitória do Brasil por 25/21.


Aquele que poderia ser o último set do jogo, o quarto, começou com o Brasil à frente, mas a vantagem que durou até o tempo técnico foi logo revertida. Parecendo mais ligada no jogo, Cuba abriu 24/15, mas só conseguiu fechar o set quando Palacios acertou um ataque em diagonal e fez 25/21.

Publicidade


No último set, Sheilla finalmente entrou no jogo e ajudou a levar o Brasil à vitória por 15/10, num ponto de ataque de Tandara, que fechou a partida depois do maior rali da noite.


O ouro conquistado pelo time feminino de vôlei foi o 13.º do Brasil no Pan. O País fecha esta quinta-feira com outras 12 pratas e mais 16 bronzes, na segunda colocação do quadro de medalhas, atrás dos Estados Unidos. Canadá e Cuba encostaram, agora com 12 e 10 ouros, respectivamente.


Terceiro lugar

Na disputa pelo bronze, mais cedo, os Estados Unidos venceram a República Dominicana por 3 a 1 (parciais de 23/25, 25/15, 25/20 e 25/19) para ficarem com a terceira posição. O vôlei agora folga três dias em Guadalajara e retorna na segunda-feira, com o masculino.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade