A judoca brasileira Mayra Aguiar faturou neste domingo o título do Campeonato Mundial Sub-20, disputado na cidade de Agadir, no Marrocos, na categoria até 78kg. Assim, ela se tornou a lutadora com mais medalhas no torneio. No total, ela acumula um ouro, uma prata e dois bronzes na história do Mundial Sub-20.
Na final, Mayra Aguiar derrotou a eslovena Ana Velensek por yuko. Na estreia, a judoca brasileira derrotou a ucraniana Ivanna Makukha em apenas 11 segundos, por ippon. Na segunda luta, ela superou a croata Ivana Maranic também com um ippon. Na semifinal, ela venceu a japonesa Misaki Shimoda.
Com o título de Mayra Aguiar, o Brasil encerrou a sua participação no Mundial Sub-20 com quatro medalhas, sendo uma de ouro, duas de prata e uma de bronze. Assim, o País ficou na segunda colocação no quadro geral de medalhas, atrás apenas do Japão, com nove ouros, quatro pratas e sete bronzes.
Leia mais:
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez
"A ficha ainda não caiu. Eu não sabia que essa medalha iria me transformar na atleta com o maior número de medalhas em mundiais sub-20. Estou feliz demais. Era a medalha que faltava para fechar com chave de ouro esse ciclo", disse Mayra, que faturou um bronze em 2006, e medalhas de prata em 2008 e 2009.
"É muito ruim bater na trave e perder numa final. Ver a bandeira do Brasil subindo e o hino nacional tocando é a melhor sensação que existe. Não tenho palavras, não dá para explicar como é bom ganhar uma medalha de ouro. A minha passagem pelo Sub 20 foi excelente e vou sentir saudades", afirmou.
Os outros judocas brasileiros que lutaram neste domingo tiveram desempenho discreto. Jonas Inocêncio (até 100kg) e Samanta Soares (mais de 78kg) foram derrotados na estreia. Já Daniel Sousa (mais de 100kg) terminou na quinta colocação e conseguiu o melhor desempenho da equipe masculina no Mundial.