O Campeonato Brasileiro de Natação e o Torneio Open de Natação, que acontecem simultaneamente, de quarta-feira a domingo, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio, terão uma novidade para os nadadores. Eles irão competir no mesmo bloco de largada que será utilizado na Olimpíada de Londres, no ano que vem.
Num investimento do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), foram comprados 20 blocos de largada da marca suíça Omega, do mesmo modelo que será utilizado nos Jogos de Londres. Além disso, a entidade adquiriu 10 raias com sistema similar ao da Olimpíada de 2012, para diminuir a turbulência das ondas.
Outra novidade do COB é a inauguração prevista para sexta-feira de uma sala de força e condicionamento no Parque Aquático Maria Lenk, que foi montada para ajudar na preparação dos nadadores. Assim, a entidade espera que alguns atletas brasileiros utilizem o local para realizar seu treinamento.
Leia mais:
'Por US$ 500 mil, nunca mais', diz Whindersson Nunes sobre sarrada
Popó volta a desafiar Pablo Marçal durante evento Mike Tyson x Jake Paul
Em luta com 'sarrada', Whindersson Nunes perde para indiano
Jake Paul vê fúria de Mike Tyson, mas usa físico e vence lenda do boxe nos pontos
"O objetivo do COB é proporcionar as mesmas condições de treinamento e competição no Brasil que os nadadores brasileiros encontrarão nos Jogos Olímpicos", contou o superintendente da entidade, Marcus Vinícius Freire. "Estamos oferecendo a mais completa instalação para treinamento integral dos nossos atletas."
A disputa simultânea do Campeonato Brasileiro e do Torneio Open é a sexta das oito oportunidades para conseguir o índice olímpico - até agora, apenas nove nadadores do Brasil já garantiram vaga nos Jogos de Londres. Depois, restará apenas o Sul-Americano de Belém, em março, e o Troféu Maria Lenk, em maio.