Foi uma demonstração de força capaz de deixar a concorrência assustada. Depois de liderar as três sessões classificatórias deste sábado, o tricampeão Cacá Bueno (Red Bull) garantiu a pole da etapa de abertura da temporada-2010 da Stock Car. Em seu segundo ano na equipe comandada pelo diretor-técnico Andreas Mattheis, que colocou três dos quatro carros entre os Top 5, o piloto carioca começa como maior favorito à vitória na prova deste domingo em Interlagos. Ao seu lado, Max Wilsion (RC) completará a primeira fila.
Os treinos classificatórios revelaram o esperado equilíbrio. Dos 34 carros que entraram na pista, 22 terminaram a primeira das três sessões separados por menos de um segundo. Xandinho Negrão (Medley), por exemplo, partirá em 20º e foi um dos pilotos que sentiram na pele a diferença que o detalhe foi capaz de produzir no grid. "Um décimo de segundo mais rápido me deixaria dentro dos 16 que passaram para o Q2", lembrou. Xandinho não conseguiu aproveitar o melhor dos pneus novos, cujo pico de performance vinha na primeira volta - sua melhor passagem foi na terceira, depois de um breve período de resfriamento dos compostos na pista.
Fechando a 10ª fila, Xandinho sabe dos desafios que encontrará ao longo dos 50 minutos de prova e admite que a meta de chegar o mais bem colocado possível dentro da zona de pontos dos 15 primeiros colocados é a alternativa que restou. "A corrida será longa e os carros ainda não estão 100% confiáveis. Correr com a cabeça pode ser a melhor opção", comentou. Ainda nos boxes, enquanto analisava os dados da telemetria, pediu ao engenheiro Thiago Meneghel mudanças no acerto do carro para a prova. "Vamos ter de mexer, sim. Na curva do Pinheirinho, está difícil evitar a traseirada", explicou.
Leia mais:
Apucarana recebe a fase final dos Jogos Abertos do Paraná a partir desta sexta
Atleta da Atril promove Oficinas de Atletismo para crianças no dia 8 de dezembro em Londrina
Londrinenses conquistam 11 títulos Nacionais e representarão o Brasil em dois Campeonatos Mundiais
'Por US$ 500 mil, nunca mais', diz Whindersson Nunes sobre sarrada
Entre as novidades que a Stock Car apresentará ao público de Interlagos estão o novo motor mais potente (agora com cerca de 520 cavalos contra 480 da versão antiga) com injeção eletrônica, pneus importados mais rápidos, a estreia do etanol no lugar da gasolina e o sistema para facilitar as ultrapassagens (push to pass), acionado por meio de um botão no volante e capaz de gerar uma potência extra ainda sem estimativa. "Ele será utilizado, mas ainda não sabemos exatamente qual será o ganho", admite Zequinha Giaffone, da JL, empresa responsável pela manutenção dos motores da categoria.
A exemplo a Fórmula 1, a Stock Car dará a largada com quatro campeões em atividade. À exceção de Cacá, no entanto, os demais passaram por dificuldades nos treinos classificatórios. Ricardo Maurício (RM) entrou raspando no Q2 em 16º, mas não avançou da segunda parte e sairá em 12º. Giuliano Losacco, de casa nova na Mico’s Racing, partirá em 24º, imediatamente à frente de David Muffato (Full Time). Outra atração é a volta de Christian Fittipaldi, mas o piloto da Gramacho Racing sairá apenas em 32º. Entre os estreantes, Gustavo Sondermann foi o melhor com a 11ª colocação.
A prova começará às 11 horas.
O grid ficou assim:
1) Cacá Bueno (Peugeot)
2) Max Wilsin (Chevrolet)
3) Átila Abreu (Chevrolet)
4) Popó Bueno (Chevrolet)
5) Daniel Serra (Peugeot)
6) Allam Khodair (Peugeot)
7) Felipe Maluhy (Chevrolet)
8) Duda Pamplona (Chevrolet)
9) Rodrigo Sperafico (Peugeot)
10) Lico Kaesemodel (Peugeot)
11) Gustavo Sondermann (Chevrolet)
12)Ricardo Mauricio (Chevrolet)
13) Diego Nunes (Peugeot)
14) Julio Campos (Peugeot)
15) Alan Hellmaister (Peugeot)
16) Marcos Gomes (Peugeot)
17) Valdeno Brito (Chevrolet)
18) Betinho Gresse (Chevrolet)
19 )Antonio Jorge Neto (Peugeot)
20) Xandinho Negrão (Chevrolet)
21 )Nonô Figueiredo (Chevrolet)
22) Luciano Burti (Peugeot)
23) Alceu Feldman (Peugeot)
24) Giuliano Losacco (Peugeot)
25) David Muffato (Peugeot)
26) Thiago Camilo (Chevrolet)
27) Thiago Marques (Peugeot)
28) Constantino Jr (Peugeot)
29) Antonio Pizzonia (Chevrolet)
30) Ricardo Zonta (Peugeot)
31) Pedro Gomes (Chevrolet)
32) Christian Fittipaldi (Chevrolet)
33) Willian Starostik (Chevrolet)
34)Cláudio Ricci (Peugeot)