Alessandro Zanardi vai retornar ao automobilismo após quatro anos. O italiano de 47 anos vai pilotar uma BMW pela equipe Roal no campeonato da Blancpain Series, categoria de carros de turismo que conta com o brasileiro Cesar Ramos.
Bicampeão da extinta categoria CART (1997 e 1998), Zanardi se tornou um exemplo de superação. O piloto teve as duas pernas amputadas após um grave acidente em 2001, durante uma etapa de circuito oval da CART.
Ele se recuperou do acidente e decidiu competir na Paralimpíada de Londres, em 2012. Zanardi obteve três medalhas no paraciclismo: duas de ouro e uma de prata, está última conquistada em equipe na prova de revezamento.
Leia mais:
Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez
Equipe londrinense é campeã dos Jogos Abertos do Paraná em Apucarana
Apucarana recebe a fase final dos Jogos Abertos do Paraná a partir desta sexta
Atleta da Atril promove Oficinas de Atletismo para crianças no dia 8 de dezembro em Londrina
Ele explicou que a motivação para voltar às pistas se deu após testar um carro da BMW em Nurburgring, em novembro de 2012, premiação que recebeu após o sucesso em Londres-2012. Zanardi já competiu pela Roal no Campeonato Mundial de Turismo (WTCC), entre 2005 e 2009.
Atleta foi campeão paralímpico no ciclismo (Foto: Divulgação)- Quando pilotei o carro DTM da BMW, senti os dedos coçarem novamente. Desde então comecei a brincar com a ideia de voltar ao automobilismo. Junto à BMW, vimos várias opções e estou satisfeito de trabalhar de novo com os meus velhos amigos - disse Zanardi, que vai pilotar um BMW Z4 GT3.
Zanardi vai competir em seis das sete etapas do campeonato. Paralelamente, seguirá os preparativos para a Paralimpíada do Rio de Janeiro, que será em 2016. O italiano também acumulou participações na Fórmula 1 durante a década de 1990, representando a Minardi, Jordan, Lotus e Williams.