O Campeonato Brasileiro de Turismo, a nova categoria de formação de pilotos para a Stock Car, começa com muitas novidades, principalmente no projeto do carro, fabricado pela JL. Os veículos, feitos pela empresa do ex-campeão da Stock Car Zeca Giaffone, privilegiam a performance, mas com muita segurança.
Os carros do Brasileiro de Turismo passaram por testes de impacto lateral e a estrutura tubular ganhou tubos mais reforçados e mais resistentes. Outro ponto importantíssimo foi a decisão de utilizar um banco com a mesma homologação e o mesmo fabricante dos que são usados na Stock Car. Se alguma equipe do Brasileiro de Turismo optar por utilizar os mesmos bancos da Stock Car, os carros já estão preparados para recebê-los.
"Fizemos esse carro pensando muito mais na segurança do que na performance. Por serem todos iguais em uma categoria de formação de pilotos para a Stock Car, fizemos a estrutura com tubos com paredes mais grossas do que o normal. Com os superbancos homologados pela FIA e o crash box, esse carro do Brasileiro de Turismo não fica devendo nada para a Stock Car na questão segurança. Poucas categorias no mundo (no Brasil só a Stock) utilizam esses superbancos", disse Zequinha Giaffone, diretor da JL.
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A parte dianteira dos carros recebeu um equipamento de segurança chamado crash box, que é, basicamente, um compartimento fabricado em fibra de carbono e que absorve parte do eventual impacto frontal, além de ajudar a distribuir melhor a energia dessas batidas na estrutura tubular. Com isso, o piloto sente menos.
O design dos carros, que são todos iguais, foi feito levando em consideração a questão da melhor performance aerodinâmica, com o objetivo de reduzir o atrito com o ar e facilitar a penetração aerodinâmica. Para completar o pacote no quesito rendimento, os pneus Pirelli, empresa que retorna à categoria nesta temporada, foram preparados especialmente para os carros da categoria de acesso à Stock Car. Com isso, quando chegarem à principal vitrine do automobilismo brasileiro os pilotos não sentirão tanta diferença assim.
Já estão assegurados no novo campeonato, 22 carros de 10 escuderias. Garantiram participação no Campeonato Brasileiro de Turismo: J.Star Racing, Carlos Alves Competições, as duas únicas que terão três carros, Nascar Motorsport, Motortech, Racequip Sports, Hot Car Competições, W2 Racing, Cesquim Racing, Mottin Racing, Scuderia 111 e J.Star/Carlos Alves.
Calendário do Campeonato Brasileiro de Turismo
28 de abril – Tarumã – RS
2 de junho – Brasília – DF
16 de junho – Cascavel – PR
1º de setembro – Brasília – DF
15 de setembro – Velopark – RS
20 de outubro – Curitiba – PR
10 de novembro – Goiânia – GO (alternativa)
15 de dezembro – Interlagos – SP