A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) anunciou nesta sexta-feira os convocados para compor as seleções masculina e feminina para a etapa de São Paulo da Copa do Mundo de Ginástica Artística, que acontecerá no ginásio do Ibirapuera entre os dias 1.º e 3 de maio. Além do Brasil, outros 13 países estarão presentes. São eles: Alemanha, Argentina, Chile, China, Croácia, Estados Unidos, Finlândia, Hong Kong, Letônia, México, Peru, Portugal e República Dominicana.
A equipe masculina mescla nomes já consagrados, como o campeão olímpico e mundial nas argolas, Arthur Zanetti, e o bicampeão mundial no solo, Diego Hypolito. Completam a lista Francisco Barretto Júnior, Henrique Flores e Pétrix Barbosa. Todos têm no currículo medalhas em etapas de Copa do Mundo. Arthur Nory Mariano também havia sido convocado, mas devido a dores no joelho será substituído.
Já a seleção feminina é formada por um time com a nova geração da modalidade como Flávia Saraiva, que fará a estreia oficial em uma competição pela categoria adulta, e Rebeca Andrade, ambas de 15 anos. Lorrane Oliveira é outra promessa brasileira, assim como Letícia Costa, a mais experiente deste grupo. Mesmo com apenas 19 anos, Letícia já esteve em dois Mundiais adultos.
Leia mais:
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
Georgette Vidor, coordenadora da seleção feminina, está muito animada com essas "novas caras". No último fim de semana, por exemplo, Lorrane e Rebeca conquistaram prata e bronze, respectivamente, na etapa da Eslovênia da Copa do Mundo, na cidade de Liubliana. "Os outros países já ficaram atentos com o que mostramos na Eslovênia", comentou.
"Estamos apresentando nossos novos talentos, que são frutos do investimento que temos feito nos últimos anos. Geograficamente, estamos muito longe de tudo o que acontece no Mundo, por isso essas competições são tão importantes para vermos o nível dos nossos adversários", afirmou Georgette Vidor.
Esta etapa da Copa do Mundo em São Paulo e os eventos que a equipe terá nos próximos meses serão importantes para preparar as meninas para o Mundial deste ano, em outubro, em Glasgow, na Escócia. "Esperamos já apresentar a base do grupo que vai ao Mundial. Ainda temos muito trabalho a fazer, mas evoluímos muito em relação ao ano passado. Essas competições vão ajudar as meninas a chegarem mais seguras no Mundial", disse Georgette Vidor.