O Comitê Olímpico Internacional (COI) considera a possibilidade de criar um órgão independente que permita aos atletas que eles relatem informações sobre doping e manipulação de resultados, sem medo de sofrer represálias. Membro do COI, o suíço Denis Oswald realizou a proposta nesta quarta-feira, em Sochi, durante um debate sobre "proteção aos atletas limpos" de doping, manipulação e corrupção.
Oswald disse que o órgão proposto serviria como um "tipo de câmara de compensação" entre denunciantes e federações desportivas internacionais. "Isso garantiria total anonimato e garantiria que nenhuma retaliação seria feita", disse.
Presidente do COI, Thomas Bach saudou a proposta de Oswald como uma "ideia muito interessante" e disse que ela vai ser discutida por um grupo de trabalho que irá apresentar recomendações no final deste ano.
Leia mais:
Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez
Equipe londrinense é campeã dos Jogos Abertos do Paraná em Apucarana
Apucarana recebe a fase final dos Jogos Abertos do Paraná a partir desta sexta
Atleta da Atril promove Oficinas de Atletismo para crianças no dia 8 de dezembro em Londrina
A proposta veio em um amplo debate no qual os membros do COI, que estão em Sochi para os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, pediram ações mais duras contra técnicos, treinadores e outras pessoas cúmplices em casos de doping.