Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Em Londres

Com 2º ouro, Croácia faz sua melhor campanha olímpica

Agência Estado
06 ago 2012 às 20:27

Compartilhar notícia

Publicidade
Publicidade

A segunda medalha de ouro da Croácia na Olimpíada de Londres já garante que a campanha atual seja a melhor da história do país nos Jogos. A conquista desta segunda-feira, na categoria fossa olímpica do tiro, somou-se à da última sexta, no arremesso de disco feminino. Um segundo lugar no remo deixa a Croácia com três medalhas e a 26ª colocação geral, a melhor até agora ao longo da curta trajetória do país em Jogos Olímpicos.

A história é curta porque a independência da Croácia da República Socialista da Iugoslávia só foi reconhecida pela ONU em janeiro de 1992. A Olimpíada de Barcelona, no mesmo ano, marcou a estreia do país na competição, e as três medalhas conquistadas (uma de prata e duas de bronze) garantiram à nação recém-fundada apenas a 45ª posição geral.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Até Londres, a melhor campanha croata havia sido a de Atenas/2004. Naquele ano, a Croácia ganhou uma de ouro (handebol masculino), duas de prata (remo e natação) e duas de bronze (tênis e levantamento de peso).

Leia mais:

Imagem de destaque

'Por US$ 500 mil, nunca mais', diz Whindersson Nunes sobre sarrada

Imagem de destaque
Usou a Netflix

Popó volta a desafiar Pablo Marçal durante evento Mike Tyson x Jake Paul

Imagem de destaque
Terceiro revés do humorista

Em luta com 'sarrada', Whindersson Nunes perde para indiano

Imagem de destaque
Decisão unânime

Jake Paul vê fúria de Mike Tyson, mas usa físico e vence lenda do boxe nos pontos


A Croácia, inclusive, é a única seleção masculina de handebol a ter sido bicampeã olímpica que ainda está na ativa. A União Soviética e a própria Iugoslávia também chegaram a somar duas medalhas de ouro no handebol, mas a dissolução dos blocos em diferentes países deixa a Croácia com a melhor marca olímpica na modalidade.


Em Londres, a seleção croata de handebol vem fazendo ótima campanha, ao terminar invicta a primeira fase. Assim, é esperança de mais um ouro para a Croácia na Olimpíada. Mas, para isso, terá que desbancar a França, atual campeã olímpica e mundial.

Além das duas de ouro no handebol masculino, o único título olímpico croata antes de Londres veio em Sydney/2000, quando o país foi campeão no levantamento de peso.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade