Sebastian Vettel ficou ainda mais perto do tetracampeonato na Fórmula 1. Com sua quarta vitória consecutiva, obtida nesta madrugada, no GP da Coreia do Sul, o piloto alemão disparou na liderança do campeonato e pode sacramentar o título já na próxima corrida, no Japão, no próximo fim de semana. Neste domingo, Vettel dividiu o pódio com os pilotos da Lotus, Kimi Raikkonen e Romain Grosjean. Felipe Massa terminou em 9º.
Dono de oito vitórias nesta temporada, o piloto da Red Bull conseguiu abrir 77 pontos de vantagem sobre o vice-líder Fernando Alonso - 272 contra 195. Faltando apenas cinco etapas para o fim do campeonato, a boa folga permitirá a Vettel comemorar o título antecipado no Japão caso vença a corrida e Alonso some apenas um ponto no Circuito de Suzuka.
O alemão não nega que a situação é tranquila, mas diz não ter pressa para chegar ao título. "Ainda que o campeonato pareça muito bom para nós, ainda não acabou. Estou tentando não pensar nisso, para ser honesto. Estou focado somente no presente", declarou Vettel, ao comemorar a vitória deste domingo. "Eu realmente não me importo [onde será a conquista. Estou ansioso para correr no Japão porque lá temos um dos traçados mais legais da temporada"
Leia mais:
Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez
Equipe londrinense é campeã dos Jogos Abertos do Paraná em Apucarana
Apucarana recebe a fase final dos Jogos Abertos do Paraná a partir desta sexta
Atleta da Atril promove Oficinas de Atletismo para crianças no dia 8 de dezembro em Londrina
Ele atribuiu seu grande desempenho na temporada ao trabalho da Red Bull. "Estou realmente curtindo as coisas neste momento. Temos uma grande equipe e tudo está funcionando muito bem. Estamos no limite do potencial do carro. É muito bom quando você consegue resultados como o que aconteceu em Cingapura e agora, neste fim de semana".
A vitória de Vettel neste domingo não sofreu maiores ameaças. Largando na pole position, ele soube administrar sua vantagem desde o início. A entrada do safety car na pista em duas ocasiões não chegou a atrapalhar seu rendimento. As interferências na corrida foram resultado de um pneu furado de Sergio Perez, na 32ª volta, e de um acidente envolvendo Mark Webber. Seu carro pegou fogo e exigiu a entrada dos bombeiros na pista - o fogo no carro já havia abreviado a corrida do australiano na etapa passada.
Nem mesmo os incidentes foram capazes de abrir espaço para Alonso se aproximar do líder Vettel. O espanhol chegou a protagonizar bom duelo com Lewis Hamilton, mas terminou a prova somente em 6º, longe de ameaçar o domínio do rival alemão. Alonso cruzou a linha de chegada atrás ainda de Nico Hülkenberg e do próprio Hamilton.
Felipe Massa, por sua vez, teve ainda menos sorte que o companheiro de Ferrari. Ele rodou na pista logo no início e precisou fazer uma corrida de recuperação após cair para o último lugar. Com boa reação, conseguiu fazer seguidas ultrapassagens e acabou terminando em 9º lugar.
Depois da disputa na Coreia do Sul, os pilotos voltam à pista em Suzuka já no próximo fim de semana. A corrida, no domingo, está marcada novamente para as 3 horas da manhã (horário de Brasília).
Confira a classificação final do GP da Coreia do Sul:
1.º - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), em 1h43min13s701
2.º - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus), a 4s224
3.º - Romain Grosjean (FRA/Lotus), a 4s927
4.º - Nico Hülkenberg (ALE/Sauber), a 24s114
5.º - Lewis Hamilton (ING/Mercedes), a 25s255
6.º - Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 26s189
7.º - Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 26s698
8.º - Jenson Button (ING/McLaren), a 32s262
9.º - Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 34s390
10.º - Sergio Perez (MEX/McLaren), a 35s155
11.º - Esteban Gutierrez (MEX/Sauber), a 35s990
12.º - Valtteri Bottas (FIN/Williams), a 47s049
13.º - Pastor Maldonado (VEN/Williams), a 50s013
14.º - Charles Pic (FRA/Caterham), a 1min03s578
15.º - Giedo van der Garde (HOL/Caterham), a 1min04s501
16.º - Jules Bianchi (FRA/Marussia), a 1min07s970
17.º - Max Chilton (ING/Marussia), a 1min12s898
18.º - Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso), a 2 voltas
19.º - Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso), a 3 voltas
20.º - Adrian Sutil (ALE/Force India), a 5 voltas
Não completaram a prova:
Mark Webber (AUS/Red Bull)
Paul di Resta (ESC/Force India)