A NBA (National Basketball Association) a Federação Internacional de Basquete (FIBA) anunciaram nesta quinta-feira os nomes dos 39 jovens atletas de 23 países que vão viajar a Nova York para o primeiro acampamento global do ‘Basquete Sem Fronteiras’. O acampamento será realizado entre os dias 13 e 15 de fevereiro, no Baruch College, em Manhattan, como parte do NBA All-Star Games 2015. A Nike é a parceira oficial.
Esta será a primeira vez que o Basquete Sem Fronteiras, programa de desenvolvimento de basquete promovido por NBA e FIBA, acontece nos Estados Unidos. O acampamento global vai se tornar uma tradição na All-Star Weekend.
Os jovens atletas de África, das Américas, Ásia e Europa, vão treinar com um seleto grupo de jogadores e técnicos da NBA e da FIBA, entre eles o italiano Danilo Gallinari (Denver Nuggets), que participou do BWB Europa em 2003), o grego Giannis Antetokounmpo (Milwaukee Bucks), neozelandês Steve Adams (Oklahoma City Thunder) e Tiago Splitter (San Antonio Spurs). O pivô da franquia texana, campeão da NBA, não será o único brasileiro presente: Yuri Sena e Guilherme Santos (este, eleito 'Melhor Jogador' do All-Star Game do BWB de Toronto 2014), atletas do Bauru Basketball, serão os representantes do país no evento.
Leia mais:
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez
Equipe londrinense é campeã dos Jogos Abertos do Paraná em Apucarana
Os jovens vão trabalhar em cima da eficiência dos movimentos e do treinamento atlético de performance, habilidades por posição em quadra, participar de jogos de 5x5, e em competições de fundamentos e arremessos, conduzidos por profissionais da NBA. Os campistas vão assistir também ao BBVA Compass Rising Stars Challenge, ao State Farm NBA All-Star Saturday Night e ao 64º NBA All-Star Game, no Madison Square Garden.
Como parte da temporada da liga, o NBA Cares All-Star busca alcançar meio milhão de jovens dos cinco distritos de Nova York com muita diversão e práticas saudáveis do esporte. Os campistas vão participar do NBA Fit All-Star Celebration, apresentado por Kaiser Permanente, um evento que mistura atividades físicas e basquete. Além disso, os jovens do BWB vão participar de seminários diários sobre conduta, qualidade de vida, caráter e desenvolvimento de liderança.
Desde que foi criado, em 2001, o BWB alcançou mais de 2.200 jovens atletas de 120 países e territórios, sendo que 33 campistas foram draftados pela NBA. A NBA e a FIBA organizaram 39 eventos do Basquete Sem Fronteiras em 22 cidades de 19 países em cinco continentes. Mais de 150 jogadores e ex-jogadores da NBA, WNBA e FIBA participaram ao lado de cerca de 140 profissionais das 30 equipes da NBA trabalhando pelo BWB ao redor do mundo.