Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Após reunião

Comissão da F-1 aprova nova regra de pontos e pneus

Agência Estado
02 fev 2010 às 11:16

Compartilhar notícia

Publicidade
Publicidade

O site oficial da Fórmula 1 confirmou, nesta terça-feira, que a Comissão da categoria aprovou as mudanças no regulamento da competição, relacionadas ao novo formato de pontuação e ao uso de pneus nas corridas, em reunião realizada na última segunda-feira, em Paris.

A organização da F-1 informou que a oficialização das novas regras estão agora apenas dependendo da aprovação do Conselho Mundial do Esporte a Motor da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), fato que deverá ocorrer até o final desta semana.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Um novo sistema de pontuação da Fórmula 1 já havia sido aprovado anteriormente pela FIA, que apenas esperava a aprovação das equipes. Pelo novo sistema proposto pela entidade, os dez mais bem colocados ao final das corridas passam a pontuar, e não mais apenas os oito primeiros, como aconteceu no ano passado. E as vitórias agora terão um peso maior na pontuação, em uma mudança criada para estimular os pilotos a buscar as vitórias e motivada pelo fato de o grid agora contar com 13 equipes e 26 carros, contra as dez escuderias e 20 monopostos de 2009.

Leia mais:

Imagem de destaque
Invicto

Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano

Imagem de destaque
Spartans

Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes

Imagem de destaque
Alvo Run 2024

Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul

Imagem de destaque
Rainha

Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete


Pelo novo regulamento, a distribuição da pontuação será feita com o seguinte escalonamento de acordo com as posições obtidas: 25 pontos (1.º), 18 (2.º), 15 (3.º), 12 (4.º), 10 (5.º), 8 (6.º), 6 (7.º), 4 (8.º), 2 (9.º) e 1 (10.º). Em 2009, as oito primeiras posições premiavam os pilotos com 10, 8, 6, 5, 4, 3, 2 e 1 pontos, respectivamente.

Publicidade


Nesta segunda-feira, porém, foi aprovada uma segunda mudança na distribuição da pontuação. A alteração proposta anteriormente dava um pouco menos de vantagem ao vencedor em um escalonamento que teria a seguinte distribuição de pontos aos dez mais bem colocados das corridas: 25-20-15-10-8-6-5-3-2-1.


Já em relação ao uso dos pneus, a mudança mais interessante a ser oficialmente aprovada pela FIA é a que obriga os pilotos a iniciar as provas com o mesmo jogo de pneus utilizado na terceira sessão de treinos qualificatórios para a corrida. A organização da F-1 propôs a mudança para "introduzir mais um elemento estratégico" nas provas.

Outra mudança aprovada pela Comissão da F-1 é a obriga os pilotos a usar um número menor de jogos de pneus para pista seca. Eles serão reduzidos de 14 para 11 por carro e, para incentivar os treinos livres das sextas-feiras, cada corredor deverá devolver um jogo ao final da primeira sessão e dois ao final da segunda.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade