O site oficial da Fórmula 1 confirmou, nesta terça-feira, que a Comissão da categoria aprovou as mudanças no regulamento da competição, relacionadas ao novo formato de pontuação e ao uso de pneus nas corridas, em reunião realizada na última segunda-feira, em Paris.
A organização da F-1 informou que a oficialização das novas regras estão agora apenas dependendo da aprovação do Conselho Mundial do Esporte a Motor da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), fato que deverá ocorrer até o final desta semana.
Um novo sistema de pontuação da Fórmula 1 já havia sido aprovado anteriormente pela FIA, que apenas esperava a aprovação das equipes. Pelo novo sistema proposto pela entidade, os dez mais bem colocados ao final das corridas passam a pontuar, e não mais apenas os oito primeiros, como aconteceu no ano passado. E as vitórias agora terão um peso maior na pontuação, em uma mudança criada para estimular os pilotos a buscar as vitórias e motivada pelo fato de o grid agora contar com 13 equipes e 26 carros, contra as dez escuderias e 20 monopostos de 2009.
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Pelo novo regulamento, a distribuição da pontuação será feita com o seguinte escalonamento de acordo com as posições obtidas: 25 pontos (1.º), 18 (2.º), 15 (3.º), 12 (4.º), 10 (5.º), 8 (6.º), 6 (7.º), 4 (8.º), 2 (9.º) e 1 (10.º). Em 2009, as oito primeiras posições premiavam os pilotos com 10, 8, 6, 5, 4, 3, 2 e 1 pontos, respectivamente.
Nesta segunda-feira, porém, foi aprovada uma segunda mudança na distribuição da pontuação. A alteração proposta anteriormente dava um pouco menos de vantagem ao vencedor em um escalonamento que teria a seguinte distribuição de pontos aos dez mais bem colocados das corridas: 25-20-15-10-8-6-5-3-2-1.
Já em relação ao uso dos pneus, a mudança mais interessante a ser oficialmente aprovada pela FIA é a que obriga os pilotos a iniciar as provas com o mesmo jogo de pneus utilizado na terceira sessão de treinos qualificatórios para a corrida. A organização da F-1 propôs a mudança para "introduzir mais um elemento estratégico" nas provas.
Outra mudança aprovada pela Comissão da F-1 é a obriga os pilotos a usar um número menor de jogos de pneus para pista seca. Eles serão reduzidos de 14 para 11 por carro e, para incentivar os treinos livres das sextas-feiras, cada corredor deverá devolver um jogo ao final da primeira sessão e dois ao final da segunda.